Rimas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto brincando com rimas...

Objetivo:
• Refletir sobre o sistema alfabético
• Estimular o desenvolvimento da consciência de rimas, aliterações e sílabas.
• Explorar as rimas através de poemas, ditados populares e histórias;
• Trabalhar a criação espontânea de rimas;
• Desenvolver a criatividade;
• Apresentar a riqueza de palavras do nosso vocabulário;
• Ampliar o vocabulário oral,incorporando novas palavras e expressões.

Duração: Março a Maio (3 meses)

Justificatica: Com a introdução de consciência fonológica, vamos focar o trabalho com a consciência da criança em relação à segmentação da palavra em unidades fonológicas menores, ou seja, as sílabas. Esse procedimento pode contribuir consideravelmente com o processo de alfabetização, e tal preocupação é gerada pelosbaixos níveis dos alunos em relação à aquisição da leitura e escrita, relatados por diversas pesquisas sobre o tema e pelos debates sobre a questão da alfabetização escolar desenvolvidos nos diferentes meios de comunicação.
Entre os aspectos a serem considerados na alfabetização estão trabalhar com a consciência fonológica e desenvolver no indivíduo as habilidades de percepção e manipulação daestrutura sonora das palavras. Por não ser algo homogêneo, a consciência fonológica apresenta diferentes níveis, ou seja, o nível da consciência de palavras que formam a frase, o da consciência de sílabas e, posteriormente, a consciência de fonemas. Cada um deles pode contribuir para o desenvolvimento dos outros, que por sua vez irão repercutir no aprendizado da leitura e da escrita. Existem muitasmaneiras de estimular a consciência fonológica, mas, se o processo for lúdico, o resultado será mais satisfatório.

Alguns ditados populares com rimas:

• “Anzol sem isca, peixe não belisca”;
• “Bocado engolido, sabor perdido”;
• “Coisa bem começada é meio acabada”;
• “O dinheiro compra pão, mas não compra gratidão”;
• “Livros fechados, não fazem letrados”.

Aprendendo na roda
Perguntar:“O que é rima”?
“Existem nestes ditados palavras com o som parecido”?
“Quais”?
“Qual a semelhança sonora entre isca e belisca, ou pão e gratidão”?
Pedir para que as crianças repitam as palavras rimadas oralmente;
Solicitar que elas sugiram outras palavras rimadas;
Escrever estas palavras na lousa.

Painel de rimas

Produzir com as crianças um painel de imagens rimadas. Peça que elasprocurem em revistas imagens que possuam seus nomes rimados. Exemplo: pão e limão, jacaré e café, fome e come, etc. À medida que as crianças forem encontrando palavras, a professora deverá escrever o nome destas palavras nas fichas para fixar no painel. Convide às crianças a participarem deste momento de escrita, explore as sílabas tônicas que proporcionam rimas.

Pesquisa

Enviar uma pesquisapara casa, solicitando aos pais que descubram, juntamente com as crianças, os significados dos ditados populares trabalhados no início da aula. Ao final da pesquisa, as crianças deverão representar as palavras rimadas através de um desenho.


Jogos com rimas

A sensibilidade às rimas surge com bastante facilidade para a maioria das crianças. Por isso, os jogos com rimas são uma excelenteiniciação à consciência fonológica. Por direcionar a atenção das crianças às semelhanças e diferenças entre sons das palavras, esses jogos são uma forma útil de desenvolver a percepção de que a língua não tem apenas significado e mensagem, mas também uma forma física.

Dominó da Rima
1. Disponibilize 21 tirinhas de papelão recortadas na forma de retângulo como se fosse uma peça de dominó;
2.Disponibilize também 21 gravuras de animais, objetos, alimentos que possam ser rimados;
3. Solicite que as crianças confeccionem o jogo. Peça para recortarem as gravuras e colarem nas tirinhas de papelão;
4. Antes de iniciar a brincadeira, reforce para as crianças o conceito de rima, em linguagem de fácil entendimento e adequada para faixa etária, que a rima representa a correspondência...
tracking img