Rim tim tim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01-(FATEC-SP) Em qualquer tempo da história da Física, cientistas buscaram unificar algumas teorias e áreas de atuação. Hans Christian Oersted, físico dinamarquês, conseguiu prever a existência de ligação entre duas áreas da física, ao formular a tese de que quando duas cargas elétricas estão em movimento, manifesta-se entre elas, além da força eletrostática, uma outra força, denominada forçamagnética.
Este feito levou a física a uma nova área de conhecimento denominada:
a) eletricidade.          b) magnetostática.          c) eletroeletrônica.           
d) eletromagnetismo.          e) indução eletromagnética.
 
02- (FUVEST- SP) Um imã preso a um carrinho desloca-se com velocidade constante ao longo de um trilho horizontal. Envolvendo o trilho há uma espira metálica, como mostra afigura.
[pic]
Pode-se afirmar que, na espira, a corrente elétrica:
a) é sempre nula;                              b) existe somente quando o imã se aproxima da esfera;                      c) existe somente quando o imã está dentro da espira;             d) existe somente quando imã se afasta da espira;                               e) existe quando o imã se aproxima ou se afasta da espira.
 03-(UFAC) A figura mostra um imã e um anel metálico. O eixo do imã (eixo x) é perpendicular ao plano do anel e passa pelo seu centro.
[pic]
Não haverá corrente elétrica induzida no anel se ele:
a) deslocar-se ao longo do eixo x          b) deslocar-se ao longo do eixo y          c) girar em torno do eixo x         
d) girar em torno do eixo y                    e) girar em torno do eixo z
 04-(UFU-MG) Nas figuras a seguir, um ímã é movimentado sobre uma espira condutora, colocada sobre uma mesa, de tal forma que há uma variação do fluxo do campo magnético na espira. As figuras indicam o sentido da velocidade imprimida ao ímã em cada caso e o pólo do ímã, que se encontra mais próximo da espira.
Assinale a alternativa que representa corretamente o sentido da corrente induzida naespira, de acordo com o movimento do ímã.
[pic]
 
05-(CFT-MG) Um aluno desenhou as figuras 1, 2, 3 e 4, indicando a velocidade do ímã em relação ao anel de alumínio e o sentido da corrente nele induzida, para representar um fenômeno de indução eletromagnética.
[pic]
A alternativa que representa uma situação fisicamente correta é
a) 1                                  b)2                                    c) 3                                    d) 4
 
07-(UFV-MG)- A figura abaixo ilustra um ímã cilíndrico que é abandonado acima de uma espira condutora situada num plano horizontal, no campo gravitacional da Terra. Após abandonado, o ímã cai verticalmente passando pelo centro da espira.
[pic]
 
Desprezando-se a resistência do ar, é CORRETO afirmar que as forças que a bobina exerce no ímã quando este estáse aproximando e, depois, se afastando da mesma são, respectivamente:
a) vertical para baixo e vertical para baixo.          b) vertical para cima e vertical para baixo.          c) vertical para cima e vertical para cima.              d) vertical para baixo e nula.            e) nula e vertical para cima.
 
08-(UFRN-RN) Numa aula prática, um professor montou um experimento para demonstrar asleis de Faraday e de Lenz.
O experimento consistia em fazer oscilar verticalmente um ímã preso a uma mola nas proximidades de uma bobina.
O campo magnético do ímã tem a forma apresentada na figura abaixo.
[pic]
Considerando-se que as setas verticais das figuras abaixo representam o sentido do movimento do ímã, a opção de resposta cuja figura representa corretamente o sentido da corrente induzidapelo ímã na bobina é:
[pic]
 
09-(UFMG-MG) Uma bobina condutora, ligada a um amperímetro, é colocada em uma região onde há um campo magnético , uniforme, vertical, paralelo ao eixo da bobina, como representado nesta figura:

Essa bobina pode ser deslocada horizontal ou verticalmente ou, ainda, ser girada em torno do eixo PQ da bobina ou da direção RS, perpendicular...
tracking img