Rico capipira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura. O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas atéo consumidor.


























EMPRESA: RICO CAIPIRA


A Rico Caipira é uma propriedade rural participante do Circuito Jaguarussú de Agroturismo – Vila Velha ( entrada á direita do Aeroclube da Barra do Jucu) especializada na produção de laticínios, e está aberta á visitação. É uma empresa que trabalha no ramo de laticínios.
Produz há 15 anos iogurtes dequalidade para a mesa dos capixabas. A empresa 100% capixaba se encarrega de todas as etapas do processo, desde a elaboração de técnicas intensivas de pasto, manejo especial na criação do gado, à produção do leite, do iogurte e a distribuição do produto até a prateleira para o consumidor final. Seguindo sua missão de produzir um iogurte de qualidade, a Rico Caipira leva saúde e sabor aos seusclientes através de um trabalho responsável e de qualidade.
A propriedade também conta com uma loja de pronta entrega dos produtos Rico ( iogurte, queijos, doces, coalhada, manteiga), área de lazer com parquinho, fazendinha, lagoa, pesque-pague, pedalinho, caiaque, passeio de charrete e cavalos, alimentação, banho de bica e outros atrativos.
A fazenda é produtora de leite há quarenta anos, possui altocontrole sanitário de animais e minuciosa seleção na raça das matrizes.
Os clientes que consomem esse produto são aqueles que freqüentam supermercados, e também a fazenda, que é um ótimo lugar para o lazer e experimentar um novo sabor.











EMPRESA: VENEZA


Fundada por 17 produtores rurais no ano de 1953, a Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo – que fabricae comercializa os produtos da marca Veneza – foi criada com o objetivo de sanar os problemas de comercialização de leite numa região controlada pela pecuária de corte e buscando melhores condições econômicas e sociais.
A marca Veneza surgiu em 1972, em homenagem aos fundadores de Nova Venécia. A marca foi registrada para identificar os produtos da cooperativa, tornando-se conhecida de todos epresente em várias regiões do País.
Nestes 57 anos de atividades, completados no último dia 30 de abril, a cooperativa cresceu e se desenvolveu juntamente com o município, e se tornou uma das principais geradoras de emprego e fonte de renda da região. Hoje, além dos mais de 1,2 mil cooperados que fornecem o leite e cerca de 300 funcionários, a cooperativa também é responsável pela criação de mais de5 mil empregos indiretos.
Com mais de 2,4 mil clientes, espalhados pelo Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, e receita anual de R$ 39 milhões, a Veneza atualmente é uma das maiores produtoras de queijo do Brasil e a sétima indústria de alimentos do Espírito Santo, segundo o ranking da Federação das Indústrias do Estado (Findes) de 2008.

Até o produto Veneza chegar à mesado consumidor, ele passa por um rigoroso controle de qualidade que tem início ainda no campo com os cuidados na produção do leite.
Assim que chega à fábrica, o leite é submetido a uma minuciosa análise laboratorial, em que são avaliados, entre outros componentes, o volume, a densidade, a quantidade de água (teste de crioscopia) e a acidez (teste de alizarol). Se for constatado algum problema, otécnico agrícola vai até a rota e coleta uma amostra de todos os tanques resfriadores, individualizada por produtor.
Atualmente, a produção da Veneza, de 100 a 110 toneladas por semana, é comercializada em vários estados, com destaque para a Bahia, principal consumidor dos produtos da cooperativa, com 56,4% das vendas, e Espírito Santo, responsável por 36,6% da participação nas vendas.
Os...
tracking img