Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BULLYING- COMPORTAMENTO AGRESSIVO ENTRE ESTUDANTES
Isabela França Carneiro-13, 3ºB E.M.
A palavra bullying refere-se à atitudes agressivas e repetitivas, sejam estas físicas (brigas) e/ou psicológicas (ofensas), estas atitudes são feitas por apenas um ou por um grupo de estudantes contra outro, causando dor e angústia à vítima. Essa agressão é executada dentro de uma relação de poderconsequente da diferença de idade, tamanho, porte físico e desenvolvimento emocional.
São comportamentos agressivos que ocorrem no ambiente escolar entre os alunos. Este tipo de comportamento normalmente é considerado normal devido a idade dos alunos, sendo assim, são ignorados por pais e professores. O comportamento violento, que causa tanta preocupação e temor, mas que muitas vezes é deixado de lado éresultado do desenvolvimento e do contexto social da pessoa (família, escola e comunidade). O modelo do mundo exterior é reproduzido no ambiente escolar, fazendo com que as escolas deixem de ser um lugar seguro, disciplinado, onde existe amizade e amor entre as pessoas e se torna um lugar em que se tem medo e sofrimento.
A escola é de grande importância para as crianças e adolescentes, e aquelesque não gostam do ambiente onde vivem têm maior probabilidade de apresentar desempenhos insatisfatórios e sentimentos de insatisfação com a vida. Um bom relacionamento entre os colegas de classe interfere diretamente no desenvolvimento acadêmico, onde estes estudantes que mantêm um bom relacionamento entre os demais sentem mais segurança e bem-estar e assim terão maiores possibilidades dealcançar um melhor nível de aprendizado. Portanto, a aceitação dos companheiros é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, aprimorando suas habilidades sociais e fortalecendo a capacidade de reação diante de situações de tensão. É essencial que uma pessoa sinta-se aceita e querida no meio onde vive, isto faz com que ela sinta prazer no que faz e tenha estimulo para ir todos os diasao mesmo lugar encontrar as mesmas pessoas.
O termo “violência escolar” diz respeito a todos os comportamentos agressivos e antissociais, incluindo os conflitos, danos ao patrimônio, atos criminosos, etc. A agressividade nas escolas é um problema universal. O bullying é uma forma de afirmação de poder através de agressões sobre uma vítima que é a receptora deste comportamento. Tanto o bullyingcomo a vitimização têm consequências negativas imediatas e tardias sobre todos os envolvidos: agressores, vítimas e observadores.
“ Estudos indicam que a prevalência de estudantes
vitimizados varia de 8% a 46% , e de agressores, de 5% a 30%.”
Neto AA, Saavedra LH. Diga NÃO para o Bullying. Rio de Janeiro: ABRAPI; 2004.
Ou seja, o agressor não se satisfaz em humilhar e/ou agredir apenas umavítima, ele precisa deixar muitas pessoas sofrendo para se sentir mais forte e poderoso.
A Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (ABRAPI) desenvolveu o Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes, onde foram feitos estudos para investigar as características desses atos entre 5.500 alunos de quinta a oitava série do ensino fundamental eachar modos de prevenção a sua ocorrência. O estudo foi feito em setembro de 2002 (Tabela 1) e em um pouco mais de um ano, em outubro de 2003 foi possível reduzir a agressividade entre estudantes (Tabela 2), assim, melhorando o ambiente escolar, nível de aprendizado do patrimônio e principalmente as relações humanas.
Tabela 1- Percepção dos estudantes quanto à pratica de bullying nas escolas .Dados da pesquisa inicial da ABRAPIA- Setembro 2002
• 40,5 dos alunos admitiram estar diretamente envolvidos em atos de bullying, sendo 16,9 como alvos, 12,7 como autores e 10,9 ora como alvos, ora como autores;
• 60,2% dos alunos afirmaram que o bullying ocorre mais frequentemente dentro das salas de aulas;
• 80% dos estudantes manifestaram sentimentos contrários aos atos de bullying, como...
tracking img