Rh- teste de pesquisa comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao participar de um processo seletivo, não raro, os candidatos se deparam com testes psicológicos ou questionários de pesquisa comportamental e se perguntam: por que eu tenho que fazer isso? Será quepode influenciar na minha contratação?

De acordo com o consultor em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, a pesquisa comportamental, feita por meio de questionários, é determinante para acontratação ou não de um candidato. Isso porque, diz ele, ela corresponde a 50% da avaliação do selecionador.

"A pesquisa comportamental tem como objetivo saber se os traços estruturais da personalidade doindivíduo em questão corresponde aos traços estruturais exigidos para o cargo pleiteado (...) Na avaliação, 50% é o perfil e 50% o currículo e as habilidades técnicas", explica ele.

Testes

Já ostestes psicológicos, segundo explica a consultora em RH (Recursos Humanos) do Grupo Soma Desenvolvimento Corporativo, Rosa Brandão, procuram avaliar a personalidade, a inteligência e o raciocíniológico do candidato.

Estes testes variam conforme a ocupação do cargo pretendido, sendo que o candidato deve sempre se portar conforme a descrição do teste feita pelo selecionador.

Os mais comunsTanto Ferraz como Rosa dizem que existem diversos testes e questionários de pesquisa comportamental disponíveis. Abaixo, estão três dos mais comuns, sendo os dois primeiros testes psicológicos e oúltimo uma pesquisa comportamental.

- Palográfico: tem como objetivo buscar traços da personalidade. Neste teste, após uma introdução feita pelo psicólogo, a pessoa precisa fazer o palo, a grossomodo conhecidos como pauzinhos, de acordo com a orientação dada pelo selecionador.

Segundo, Rosa, o teste é baseado na teoria de que todo movimento é precedido de um pensamento, sendo o pensamentoexpresso por meio dos palos, podendo assim avaliar traços da personalidade do candidato.

- G36: busca testar a inteligência não verbal do candidato. O teste é realizado em 30 minutos, nos...
tracking img