“Resenha” didatica, professor! didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Resenha” Didática, Professor!Didática!

Bibliografia
BELLO, José Luiz de Paiva. Didática, Professor! Didática. Pedagogia Em foco, Vitória 1993.
Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/filos02.htm.

Sobre o autor
José Luiz de Paiva Bello nasceu no Rio de janeiro em 21 de fevereiro de 1949. Formado em pedagogia no ano de 1978, iniciou também alguns cursos de pós-graduaçãocomo Filosofia da educação, mas foi interrompido por motivos pessoais. Outra de suas formações é na área de Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais na Universidade Federal do Espírito Santo em1995. Participou de alguns Congressos e Seminários no Brasil e no exterior, como, Venezuela, Cuba, entre outros.



Resumo
No processo ensino-aprendizagem, a pedagogia, enquanto ciênciaespecífica da educação vem perdendo sua dimensão de ciência e sua importância nos procedimentos de sala de aula. Os educadores, de uma forma geral, vêm brincando com o processo ensino-aprendizagem, usandotécnicas de forma errada ou mal compreendidas. Historicamente o professor, como detentor de um inegável poder, aprendeu a responsabilizar seus alunos pelo fracasso do processo de ensino/aprendizagem.Nesta condição, quando o aluno não aprende, a culpa é sempre do aluno.  Neste sentido, não é mais o professor que detém a responsabilidade profissional de fazer com que o aluno, objeto de seu trabalho,aprenda. Ao contrário, é o aluno que passa a ter a responsabilidade de aprender. O trabalho do educador consiste em transmitir conhecimentos de maneira eficaz, assim como o médico tem por tarefaresolver o problema de saúde de seu cliente.

A profissão de educador, neste sentido, perde totalmente sua seriedade e responsabilidade profissional. O professor não se apercebe da responsabilidadepelo resultado de seu trabalho, enquanto em outras profissões ela é absoluta e não se pode pensar de maneira diferente. Enfatizamos apenas que, mesmo que isto não seja percebido pela maioria dos...
tracking img