Competencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPETÊNCIA

"Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades."




“O fato de as pessoas possuírem determinado conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, não é a garantia de que elas irão agregar valor à organização.”
(Dutra – livro Competências – 2004)"Competência é a capacidade de mobilizar Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para entregar resultados, na qualidade e prazo esperados".
Luiz Carlos Daólio

















TEMA 2 – Grupo 1


1- Leia o material recomendado no item “Bases de Pesquisa”.

2 – Discuta com os integrantes de sua equipe qual é a diferença entre Competência Técnica e Competência Comportamental.3 – Descreva os conceitos de Competência Técnica e de Competência Comportamental (ou pessoal) e apresente um exemplo de cada.

Resposta:
Competências Técnicas são todas aquelas que são obtidas através de educação formal, treinamentos e experiência profissional, são elas:

• Escolaridade – Nível de escolaridade formal exigida para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo.

•Treinamentos – Treinamentos, cursos específicos, habilitações profissionais, especializações, etc., necessários para obter melhores resultados no desempenho do cargo.

• Conhecimentos Técnicos – Conhecimentos essenciais para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo, obtidos através da escolaridade e treinamentos realizados e aplicados e aprimorados em experiência profissional.

•Competências Comportamentais todas aquelas que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades, podem ser inerentes às características de personalidade de um indivíduo, ou obtidas no convívio social, bem como podem ser obtidas e aprimoradas através de treinamentos e auto-desenvolvimento. Subdividido essas competências em cinco grupos: Intelectuais, Comunicativas,Sociais, Comportamentais e Organizacionais, com conceitos a saber:

• 1. Intelectuais – São as competências necessárias para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.

• 2. De Comunicação – São as competências utilizadas na forma de expressão ecomunicação com seu grupo, superiores hierárquicos ou subordinados, clientes internos e externos, de cooperação de trabalho em equipe, de diálogo, de exercício da negociação e de comunicação.
• 3. Competências Sociais – São as competências necessárias para atitudes e comportamentos necessários para transferi-lo conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa.
• 4.Competências Comportamentais – São as competências necessárias para demonstrar espírito empreendedor e capacidade para a inovação, iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e implicações éticas do seu trabalho.
• 5. Competências Organizacionais – São as competências necessárias para compreensão do negócio, seus objetivos, relações com o mercado, ambientesócio político (conhecimento em negócio, planejamento, orientação para o cliente).


4 – Organiza as informações da seguinte forma:

Competências Técnicas Competências Comportamentais
Conceito São todas aquelas que são obtidas através de educação formal, treinamentos e experiência profissional São todas aquelas que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso naexecução de determinadas atividades, podem ser inerentes às características de personalidade de um indivíduo, ou obtidas no convívio social.
Exemplo Escolaridade, Treinamentos, cursos específicos, habilitações profissionais, especializações, etc.. Espírito empreendedor e capacidade para a inovação, iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e...
tracking img