Rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RFID

Índice:

- O que é RFID?
- Breve história
-Como funciona
- Utilidades Práticas
- Futuro do RFID
- Prós e Contras
- Conclusão
- Bibliografia

O que é RFID?

A tecnologia de RFID (radio frequency identification – identificação por radio freqüência) nada mais é do que um termo genérico para as tecnologias que utilizam a freqüência de rádio para captura de dados. Por isso existemdiversos métodos de identificação, mas o mais comum é armazenar um número de série que identifique uma pessoa ou um objeto, ou outra informação, em um microchip.
Tal tecnologia permite a captura automática de dados, para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas, tags, RF tags ou transponders, que emitem sinais de radiofreqüência para leitoresque captam estas informações. Ela existe desde a década de 40 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida (transmitir a todos, dar conhecimento a todos) no mundo.

Obs: Sem contato físico, permite que os dados sejam adquirido de maneira rápida e automática.


Obs: História: Necessidade militar

A sua principalfunção hoje não é simplesmente substituir o código de barras, pois ela é uma tecnologia de transformação que pode ajudar a reduzir desperdício, limitar roubos, gerir inventários, simplificar a logística e aumentar a produtividade. Uma das maiores vantagens dos sistemas baseados em RFID é o fato de permitir a codificação em ambientes hostis(qualquer tipo e ambiente) e em produtos onde o uso decódigo de barras não é eficaz.

Como funciona

Componentes do RFID
Um sistema de RFID é basicamente composto por dois componentes:

Transponder (tag) - que se situa no objeto a ser identificado,

Leitor - que, dependendo da tecnologia usada, pode ser um dispositivo de captura de dados ou de captura/transmissão de dadosmodelo básico de funcionamento de um sistema de RFID

Leitor
O leitor ou antena, utilizando um sinal de rádio, é o meio que ativa o Tag para trocar/enviar informações. As antenas são fabricadas em diversos formatos e tamanhos com configurações e características diferentes, cada uma para um tipo de aplicação. Existem soluções onde a antena, o transceiver e o decodificador estão no mesmoaparelho, recebendo o nome de "leitor completo”. Além disso, muitos leitores são feitos com uma interface adicional que permite a ele enviar os dados recebidos a um outro sistema (PC, sistema de controle de um robô, etc).


Minec 4XMemor2000

Tipos de leitores

Em termos de função não há diferença de um leitor de código de barras e de conexão ao restante do sistema. Porém, o leitor opera pela emissão de um campo eletromagnético (radiofreqüência), que é a fonte que alimenta oTransponder, que por sua vez, responde ao leitor com o conteúdo de sua memória. Ao contrário de um leitor laser, por exemplo, para código de barras, o leitor não precisa de campo visual para realizar a leitura do Tag, podendo ler através de diversos materiais como plásticos, madeira, vidro, papel, cimento, etc.
Quando o Tag passa pela área de cobertura da antena, o campo magnético é detectado peloleitor. O leitor então decodifica os dados que estão codificados no Tag, passando-os para um computador realizar o processamento. Este tipo de configuração é utilizado, por exemplo, em aplicações portáteis.

Transponder
O transponder representa o dispositivo que carrega os dados reais de um sistema de RFID. Consiste normalmente de uma antena e um microchip eletrônico. Quando o transponder, que...
tracking img