Revolucao inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características da Inglaterra nos Séculos XVI e XVII
No século XVI, a Inglaterra tornou-se um grande centro de extração de carvão e de produção de ferro, estanho, vidro, sabões e construção naval. Além da indústria têxtil, surgiram empresas que utilizavam métodos novos para a extração do sal, o fabrico do papel, o refino do açúcar e a fundição do ferro e do cobre.
Surgiram os"agricultores capitalistas", um novo grupo de proprietários rurais, que investia seus ganhos na exploração comercial da terra.
A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regimeparlamentarista que permanece até hoje. O processo começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688.

Dinastia Tudor
A dinastia de Tudor figura como a mais brilhante da historia da realeza dos britanicos. Composta de seis soberanos consecutivos, pelo menos tres deles estao entre as figuras mais famosas em historia monarquica da Inglaterra e da Gra- Bretanha. Tudocomecou quando Ricardo III, ultimo rei Stuart foi derrotado e morto Por Henrique de Tudor. Assim abriu caminho para o inicio da Dinastia de Tudor.
O periodo de governo foi um dos mais significativos da Europa, expandindo seu dominio pela America e assumindo o controle da Irlanda. Teve um papel proeminente no renascimento cultural da Europa. Tambem foi um periodo enorme de turbulenciareligiosa, com a criacao do anglicanismo e duas mudancas de religiao oficial.


Dinastia Stuart Os Stuarts foram os primeiro reis do Reino Unido. A dinastia dos Stuart reinou na Inglaterra e Escocia por 111 anos. Foi um periodo agitado politicamente, de instabilidade civil interna, de guerras etc. Apesar de uma certa evolucao cultural, foi um periodo de intenso debate religioso e politicas radicaisque levou a nacao em uma sangrenta guerra civil que interrompeu este periodo monastico por mais uma decada, entre a coroa e o Parlamento, os cavaleiros e os Roundheads, resultando na vitoria dos parlamentares de Oliver Cromwell e a execucao do Rei Carlos e a instalacao de um pioneiro regime republicano.

Revolucao Puritana
Quando eclodiu a Guerra Civil (1640-48), do lado do rei alinharam-seanglicanos e católicos (CAVALEIROS), do lado do Parlamento ficaram os presbiterianos e os puritanos (CABEÇAS REDONDAS).
A vitória do Parlamento só foi possível devido à organização do novo Exército de Oliver Cromwell. Forças radicais populares dentro da tropa foram esmagadas (niveladores e cavadores), possibilitando o triunfo dos setores burgueses sobre o rei e o povo.

Governo Oliver CronwellNo ano de 1649, a chegada de Cromwell ao poder, representou a possibilidade de um governo popular na Inglaterra. No entanto, ao assumir o governo da Inglaterra, Oliver Cromwell abandonou os populares que tinham lhe concedido tamanha ascensão política. A “república” de Cromwell teve a feição de uma ditadura personalista. 
No campo econômico barrou a concorrencia , criando a lei Atosde Navegação. Segundo essa lei, nenhuma embarcação estrangeira, poderia exportarmercadorias. Com essa medida, o governo buscava recuperar a economia britânica através do benefício dos setores burgueses. 
Em 1653, o Parlamento britânico foi completamente dissolvido; Oliver Cromwell virou Lorde Protetor da Inglaterra. Cromwell transformou-se em um líder máximo.Oliver Cromwell rejeitou a proposta de ser coroado Rei Da Inglaterra para não parecer um retorno ao Antigo Regime. 
Oliver Cromwell indicou seu filho para sucedê-lo no governo. Com a morte de Oliver, Richard Cromwell passou a governar. Sem amplo apoio político, Richard acabou deposto pelo Parlamento.

O Retorno Dos Stuarts
O general Monk, comandante das tropas da Escócia, convocou...
tracking img