Revoltas no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolta: Revolta de Beckman
Local: Maranhão
Data: 1684 – 1686
Líderes: Irmãos Manuel e Tomás Beckman
Motivação: a interrupção de fornecimento de escravos da Companhia do Comércio, a mesma nãoadquiria toda produção agrícola e negociava manufaturados de má qualidade e com altos preços. Dessa forma, a população maranhense tinha seus problemas de ordem econômica agravados mediante suadependência em relação à Coroa.
Resultado(s): Impassível a uma possível negociação, Portugal respondeu o levante com a nomeação de um novo governador para o Maranhão e o envio de tropas que deveriam aniquilar omovimento. Ao chegar ao Maranhão, as tropas deram fim ao levante e os irmãos Beckman foram condenados ao enforcamento.
Revolta: Revolta Filipi dos Santos
Local: Vila Rica
Data: 1720
Líder(es):Pascoal da Silva Guimarães
Motivação(ões): Revogação da ordem de criação das Casas de Fundição, o fim dos postos de registro existentes nas entradas e garantias de que não seriam punidos.Resultado(s): Portugal determinou que suas tropas invadissem Vila Rica, prendessem as principais lideranças e incendiassem suas residências. Filipi dos Santos, pequeno comerciante da região, tentou resgataros presos no caminho do RJ, mas foi subjugado e preso. Apontado como o único líder do movimento, tornou-se o único rebelde a ser condenado à morte.
Revolta: A Inconfidência Mineira
Local: Vila Rica(?)
Data: 1789
Líder(es);
Motivação(ões): Além da independência, os conspiradores defendiam a construção de uma universidade em Vila Rica, a criação da casa da moeda, e o desenvolvimentoindustrial.
Resultado(s): O governo ordenou a prisão de todos os envolvidos, que ficaram detidos por dois anos. Quando a sentença foi imposta, alguns foram condenados ao desterro na África, apenas Tiradentesteve a pena de morte mantida.
Revolta: A Conjuração Baiana
Local: Salvador
Data: 1798
Líder(es):
Motivação(ões): Defendia um projeto de emancipação que levasse ao fim da escravidão e à...
tracking img