Tiro desportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tiro Desportivo |
51ºCURSO MONITORES EDUCAÇÃO FISICA |
Neste trabalho procuramos dar a conhecer o que é o Tiro Desportivo, a sua história, as modalidades que o caracterizam e também falar um pouco sobre a Federação Portuguesa de Tiro. Por ultimo e não menos importante alguns atletas portugueses que se destacam nacionalmente e internacionalmente na modalidade. |
MARINHA DE GUERRA PORTUGUÊSACentro de Educação Física da Armada
07-12-2012

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

TIRO DESPORTIVO

A competição de tiro remete ao advento da pólvora, criação chinesa durante a Idade Média. Foram os árabes que a levaram ao solo europeu. Os primeiros torneios de tiro ao alvo com armas de fogo surgiram apenas no século XIX, com competições na Suécia, logo se alastrando para o restante da Europa. Uma dasentidades mais importantes no desenvolvimento da modalidade foi a National Rifle Association, dos Estados Unidos, fundada em 1871. Posteriormente foi criada a Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF), que hoje possui 154 países filiados.
O tiro desportivo é uma modalidade que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo ou de ar comprimido. A prática dessamodalidade requer treino e disciplina. É indispensável o uso de equipamentos de protecção individual  (EPI) como óculos e protector auricular.
Todas as normas são reguladas pela ISSF (International Shooting Sport Federation) organismo internacional sediado na Alemanha.

Fonte: tirocerto.homestead.com

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

Em 1916, aparece a “Federação do Tiro Nacional Português” efinalmente, em 1948, a “Federação Portuguesa de Tiro”, designação que mantém actualmente. A ligação ao Exército que referi teve certamente aspectos positivos, mas transportou consigo alguns aspectos negativos, nomeadamente a utilização sistemática de Carreiras de Tiro Militares, que levou a que não houvesse a preocupação de construir infra-estruturas próprias, uma falta de que ainda hoje sofremos asconsequências. Por outro lado, estando o tiro desportivo de certo modo tutelado pelo Estado e pelas suas organizações políticas durante todo o período do Estado Novo, não houve igualmente um esforço próprio de formação, o que também teve consequências negativas. De há alguns anos para cá tem vindo a fazer-se um grande esforço de recuperação, que se pode considerar que tem sido bem sucedido, sepensarmos que se trata de um novo arranque da modalidade. Na realidade, o tiro desportivo tem hoje componentes bem definidas de formação, de desenvolvimento desportivo e de alta competição, e tem mesmo conhecido alguns êxitos internacionais, incluindo campeões europeus e mundiais em espingarda e pistola. Em finais de 2006, a FPT tinha cerca de 11.000 filiados, distribuídos por 70 Clubes.

Fonte:http://www.fptiro.net/

Tiro nos Jogos Olímpicos

O tiro desportivo é disputado nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em Atenas 1896. As únicas edições em que a modalidade não foi disputada foram as de Saint Louis 1904 e Amsterdão 1928.
O número de provas de tiro ao alvo já variou bastante ao longo dos jogos. Foram 21 modalidades em 1920 e apenas duas em 1932. Nenhuma foi disputadaem 1928.Três provas para as mulheres foram introduzidas em 1984. Antes disso, elas disputaram pela primeira vez em 1968, mas em competições masculinas. A mexicana Núria Ortiz foi a pioneira e terminou em 13º lugar na prova de skeet. A primeira mulher a ganhar uma medalha no tiro chamava-se Margaret Murdock, em 1976, com carabina de três posições.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiro_desportivoEventos

Nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna um número variado de provas foi disputado sem qualquer critério de inclusão por parte dos organizadores da modalidade. Com a volta da modalidade em Los Angeles 1932, apenas dois eventos foram disputados. A partir de então a quantidade de eventos passou a crescer, mas incluídos com certo critério, até se chegar aos 15 disputados nos Jogos...
tracking img