Revista da faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revista da Faculdade de Letras CIÊNCIAS E TÉCNICAS DO PATRIMÓNIO Porto, 2004 I Série vol. III, pp. 137-161

Glossário de termos têxteis e afins
MANUELA PINTO DA COSTA *

Abstract – Portuguese glossary for technical and common terms related with textile items.

Introdução
A nossa actividade de inventariante, desenvolvida ao serviço da conservação e preservação do Património Cultural,confrontou-nos, frequentemente, com nomenclaturas desconhecidas, constantes em testamentos, inventários antigos e simples documentos contabilísticos. O estudo dos tecidos e dos têxteis revelou-se muito rico em termos indicadores de técnicas, suportes, produtos e instrumentos, alguns já caídos em desuso, razão da sua difícil compreensão. A busca do significado dos vocábulos desconhecidos e da obtençãodum fácil entendimento do seu sentido, ou função, conduzíram-nos à elaboração de uma simples e diminuta relação de termos. Naquele momento, a anotação da fonte pareceunos de somenos importância, tão pronta e urgente se revelava a necessidade de obter uma resposta imediata. Contudo, o aumento e a riqueza das soluções encontradas, a sua extensão e conteúdo, transformaram num Glossário, uma simpleslistagem de nomes, de cuja interpretação estávamos carenciados. Consultado frequentemente, tornou-se assim, num instrumento da máxima utilidade, quando decidimos enveredar pela conservação de têxteis. Nessa ocasião, já era impossível reencontrar as primeiras fontes.

* Museóloga/Conservadora.

Glossário

de

ter mo

têxteis

e

afins

138

Prosseguimos, então, com uma busca maiore mais activa de significados, na tentativa de aumentar o espólio linguístico já conseguído e de recuperar alguma matéria esquecida, ou perdida, capaz de completar e enriquecer os vocábulos já existentes, procurando, desta vez, dar-lhe uma organização mais consentânea. O Glossário agora apresentado resulta dessa investigação e da compilação dos numerosos e diversificados termos e expressõesrelacionados com tecidos e têxteis, reunidos, ao longo de muitos anos. Decidimos, ainda, incluir terminologia estrangeira e/ou seus derivados assinalados em itálico e, sempre que possível, procurámos referenciar os étimos correspondentes. Para facilitar a consulta e sobretudo para reduzir espaço, colocámos alguns nomes seguidos de outras designações similares, pelas quais, também surgem ou sãoconhecidos e referenciados.

Glossário
A AÇAFRÃO – (ár.) (esp. carthamus tinctorius ou crocus sativus). Planta(s) tintureira(s), originária da Ásia e da África, cujas folhas e estames servem para obter a cor amarela utilizada como corante ou pigmento. Também é usada como condimento. ACEDROUCHADO – Axadrezado. ACITARA – Tapete, alcatifa, pano de ráz, cobertor bordado; capa, manto de tela fina e preciosa.ADAMASCADO – Arabesco; trabalho ou tecido à semelhança do damasco. ALAMBEL – Pano pintado para cobrir mesas, cadeiras, etc. ALCACHAZ, alcaixa, alcaxa – Gola. ALCALA – Pano de ráz (?). ALCATIFA – (ár.) Cobertura têxtil do chão. Pode ser de pêlo cortado (Axminster, Wilton, tuffed), de pêlo não-cortado, em argolas (Bruxelas) e sem pêlo (não-tecido, Tapisson). ALFÂMBAR – (ár.) Cobertor de lã, peludo,correspondente ao actual cobertor de papa. Termo usado até ao séc. XV. ALFANEGE – (ár.) Pêlo branco. ALFOLA – Antiga colcha mourisca. // Vestuário precioso de pano de Granada. ALFRES – Galão, franja. ALGANÉS – Espécie de cobertor. ALGODÃO – (esp. gossypium herbaceum ou gossypium arboreum) Planta têxtil, proveniente da Índia, do Egipto e da Espanha. ALIONADO – Diz-se do tecido que tem a cor fulvado leão. ALJÔFAR – (ár.) Tipo de pérolas irregulares de reduzidas dimensões, utilizadas na execução de bordados. ALMA – Fio de linho, seda ou qualquer outro material, em torno do qual se enrola um fio de metal ou lâmina metálica. ALMADRAQUE – (ár.) Manta grossa ou cobertor dobrado onde se pode dormir. // Almofada, travesseiro ou cochim. // Goderim ou godrim. // Tipo de colcha indiana, estofada,...
tracking img