Revendo o capitulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPLEXO GOLGIENSE
O q são?
O complexo de Golgiense é uma organela encontrada em quase todas as células eucarióticas.
Como são constituídas?
o complexo de Golgi é composto de pilhas de dobras de membranas interligadas formando estruturas conhecidas como cisternas. Uma pilha individual é muitas vezes chamada de dictiossomo, especialmente em células vegetais. [3][4] Uma célula deum mamífero contém tipicamente 40 a 100 pilhas desse tipo.[5] Entre seis a vinte cisternas são normalmente presentes em uma pilha, no entanto, em alguns protistas esse número pode chegar a sessenta.[2] Cada cisterna compreende um disco de membrana plana, fechada, que inclui enzimas especiais que modificam ou ajudam a modificar proteínas que são transportadas através da estrutura.[6]

A pilha de cisternas temquatro regiões funcionais: a rede cis-Golgi, medial-Golgi, endo-Golgi e trans-Golgi. A face trans é a face côncava, que libera vesículas para a membrana plasmática, enquanto a face cis é convexa, recebendo vesículas transportadoras provenientes de outras organelas intracelulares. Cada região contém enzimas diferentes que seletivamente modificam o conteúdo, dependendo de onde eles residem. Ascisternas também carregam proteínas estruturais importantes para a manutenção do formato da organela: membranas achatadas que se sobrepõem umas sobre as outras.

Qual sua função?
O complexo de Golgi Modifica , separa, empacota e secreta as proteinas produzidas no Reticulo Endoplasmático Rugoso (RER).
Como são formadas?
É formado por sacos achatados e vesículas e sua função primordial é oprocessamento de proteínas ribossomais e a sua distribuição por entre essas vesículas.
Importância:
A função mais importante do Complexo de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.

MITOCONDRIA
O que e?
A mitocôndria é um dos maisimportantes organelas celulares. Tendo como função a liberação de energia, a mitocôndria se faz presente em células do sistema nervoso e no coração, pois elas apresentam uma demanda maior de energia.
Como são construídas?
Qual a sua função?
A mitocôndria é abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose, as quais processam e convertem em energia na forma de ATP,e fornece para a célula hospedeira. Sua função é a liberação de energia.
A mitocôndria é responsável por muitos processos catabolicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula, como a β-oxidaçao de ácidos graxos, o Ciclo de Krebs, e a Cadeia respiratória.
Como são formadas?
As mitocôndrias são organelas supostamente derivadas de bactérias primitivas, englobadas por célulasprocarióticas mais desenvolvidas, estabelecendo assim uma relação de endosimbiose.
Importância:
As mitocôndrias relacionam-se com os processos energéticos. 
O papel da mitocôndria se relaciona com a liberação de energia indispensável para o trabalho celular. Para seu funcionamento, elas usam oxigênio e substâncias orgânicas, que lhes servem de combustível. As moléculas orgânicas, como açúcares, porexemplo, são oxidadas e liberam energia. A esse processo chamamos de respiração celular.
A energia liberada é utilizada nas diversas formas de trabalho celular: movimento, produção de calor, síntese de macromoléculas, transporte ativo etc., por isso ele é tão importante para vida celular.

NÚCLEO
O q são?
É a região da célula que coordena todas as ações da mesma e carrega o seu materialgenético. Pode ser organizada ou dispersa pela citoplasma.
Como são constituídas?
O núcleo Celular é como se fosse o cérebro da célula. É geralmente único e aproximadamente esférico. Apresenta membrana nuclear (ou carioteca), suco nuclear (ou cariolinfa), filamentos de cromatina e nucléolos. Que apresenta:
*Carioteca - Membrana dupla, lipoprotéica, interrompida por poros.
*Cariolinfa - Massa...
tracking img