Filo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É esta oposição que divide as concepções normativas liberais e comunitaristas sobre o papel do Estado nas sociedade moderna.

Nesta questao de liberdade, estado e cidadania (liberais xcomunitaristas):
- Os Liberais (concepção negativa da liberdade) reconhecem uma significação moral às instituições políticas no sentido de que a sua única finalidade legítima é assegurar a todos os membros dumasociedade uma máxima autonomia e igualdade para todos - princípio individualista. Isto implica que nas sociedades modernas pluralistas o Estado Liberal não pode ser "perfeccionista- promover umaconcepção moral ou religiosa particular ou impor aos cidadãos comportamentos ditados por essa concepção. O Estado Liberal deve sim, ser neutro nas suas finalidades por relação a qualquer concepção de bem.- Os Comunitaristas (concepção positiva de liberdade)julgam redutora esta concepção antiperfeccionista e individualista do Estado. Para eles, um Estado Liberal - simples instrumento de garantia dosdireitos, desligado de qualquer forma de conforto pessoal ou comunitário - não é viável socialmente e é destrutor de identidades individuais e coletivas. Fazer do princípio de auto-determinação dosujeito o princípio moral exclusivo sobre o qual devem repousar as práticas e as instituições políticas só pode desembocar na rejeição de todo o valor comum e provocar a desagregação do sentimento depertença política. É em si mesmo um princípio contraditório que desemboca no niilismo: uma sociedade onde as finalidades da nossa ação só recebem valor duma escolha individual será uma sociedade onde a"vontade de poder"dominará as relações sociais e onde todo o sentido moral se reduz a uma auto-afirmação do sujeito.
Segundo os comunitaristas, a liberdade do homem não lhe é naturalmente dada comocrêem os liberais: ela é conquistada e desenvolvida. O homem só pode atingir a sua liberdade autenticamente através de certos modos de vida: virtuosos e não alienados.
O modo de vida autêntico varia...
tracking img