Retrato do brasil - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Retrato do Brasil – IV O Romantismo

Antes de entrar no capítulo comentando me remeto a descrever a dinâmica do livro que ao decorrer dos seus capítulos traça um histórico da formaçãobrasileira a partir de quatro pilares (A Luxúria, A Cobiça, A Tristeza e O Romantismo) que sustentam o discurso apresentado na obra.
Passeando nesses quatro capítulos Prado relaciona bem as causashistóricas que formarão um Brasil subdesenvolvido, um povo descrente, entregue a sua realidade de exploração. A luxúria é responsável pela criação do nosso povo mestiço que caracteriza a nossa população,seus traços físicos e comportamentais. A cobiça explora a busca incessante por riqueza através da procura de ouro e outros artigos preciosos, Paulo Prado chama essa busca pelo ouro de “obsessãodiabólica. Dinamismo formidável de uma época, de uma raça e de um novo tipo étnico, convergindo numa idéia avassaladora. Ouro. Ouro. Ouro.” Nessa busca incessante e descontrolada por riquezas, no combateentre homem e natureza que dificultava o sonho do rápido enriquecimento os homens não se contem na hora de cometer crimes para alimentar suas paixões.
A tristeza se mistura ao romantismo eimpulsiona as criações literárias, o pensamento fora da realidade e também alguns entusiastas que lideraram movimentos sociais e acreditavam e mudanças.
“Como expressão dinâmica do espírito humano oromantismo é um fenômeno extenso e complexo. Acompanhá-lo pelos séculos afora é ir à Idade Média, ao neoplatonismo de Alexandria, ao platonismo grego, passando pela Reforma e pela Renascença. Osvolumes da formidável bibliografia que dele se ocupa encheriam as estantes de uma biblioteca.”
Nessa empreitada romântica os grupos nacionalistas e movimentos revolucionários ganharam força apartir da declaração de independência dos Estados Unidos a propagação de informações corria através de livros, enciclopédias, impulsionando esse sonho romântico de transformação no campo nacional....
tracking img