Retorno e risco capm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Retorno e Risco - CAPM
O ponto principal deste capítulo pode ser resumido em: uma pessoa que possui apenas um título deve usar o retorno esperado como medida do resultado do investimento. O desvio–padrão, ou a variância, é a medida apropriada do risco do título. Um indivíduo que possui uma de cada título e retorno esperado e ao risco da carteira. Ocorre que retorno esperado é a medida corretado titulo ao retorno esperado da carteira. Entretando, nem a variância, nem o desvio padrão dos retornos do título é uma medida apropriada da contribuição do título ao risco de uma carteira. Essacontribuição é medida mais adequadamente pelo beta.
Retorno Esperado. Este é o retorno que um indivíduo espera que uma ação possa proporcionar no próximo período. Lógico que trata-se apenas de umaexpectativa, podendo o retorno efetivo ser mais alto ou mais baixo. A expectativa de um indivíduo pode simplesmente ser o retorno médio que o titulo obteve no passado.
Variância e Desvio-padrão. Há muitasmaneiras de avaliar a votatilidade dos retornos de um título. Uma dessas maneiras é a variância, que é medida dos quadrados das diferenças entre os retornos de um título e o seu retorno esperado. Odesvio-padrão que é a raiz quadrada da variância, pode ser considerado como uma versão padronizada da variância.
Covariância e Correlação. Os retornos dos titulos individuais estão relacionados unsaos outros. A covariância é um indicador estatistico que mede a interrelação de dois títulos. Alternativamente, esta relação pode ser reformulada em termos da correlação entre dois títulos. Acovariância e a correlação são peças basicas para a compreensão do coeficiente beta.
Como a variância ainda é medida por termos ao quadrado, sua interpretação é mais difícil. O desvio-padrão possui umainterpretação mais simples, que forneceremos dentro em pouco. O desvio-padrão é simplesmente a raiz quadrada da variância. A fórmula geral do desvio-padrão é: DP (R) = VAR(R)
Covariância e Correlação...
tracking img