Resumos dos capitulos 7 e 8 de convite a filosofia - marilena chaui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
CHAUÍ, Marilena. A vida política/As filosofias políticas. In Convite a filosofia - São Paulo:Ática, 2002. Pag. 267-283

Capítulo 7: A vida política

Apesar da palavra “política” ser bastante conhecida pelas pessoas, o seu significado ainda é um pouco confuso, pois a mesma pode ser entendida como uma atividade a ser executada por profissionais da área ou por toda a sociedade. Alémdesses significados e por conta do crescimento das atribuições conferidas aos governos, política também pode referir-se a maneira como grupos sociais (instituições públicas ou privadas, sindicatos, empresas etc.) definem sua direção, organização ou divisão do trabalho.
Numa conceituação vaga política pode ainda ter três definições principais. Na primeira definição, é a ação de governantes que devemadministrar o poder publico influenciados pelo senso comum e que exige das pessoas obediência, podendo valer-se da força contra àqueles que forem considerados inimigos da sociedade. Num segundo sentido, refere-se à atividade realizada por profissionais – presidente, governadores, senadores, deputados, vereadores, prefeitos – que foram escolhidos, através do voto, para defender os interesses dapopulação. E por fim, a definição mais utilizada pela sociedade, política como sinônimo de corrupção, como algo distante de nós.
Os gregos entenderam política como à maneira pela qual toda a sociedade discute e decide ações que importam a todos os seus membros, no entanto, os inúmeros casos de corrupção praticados por políticos fizeram com que a população formasse uma idéia negativa da política, aentendendo como algo maléfico que só beneficia àqueles que detêm um poder maior, o que faz com que os direitos que nos foram garantidos não sejam reivindicados.
A palavra política vem da expressão ta politika, que por sua vez vem de polis. Polis é a cidade, entendida como uma comunidade organizada, formada por homens livres e iguais que detém igualdade perante a lei e o direito de expor suasopiniões a respeito das ações que a cidade deve ou não fazer, e corresponde ao que chamamos atualmente de Estado. Ta politika significa os negócios públicos dirigidos pelos cidadãos (organização da defesa, administração dos serviços públicos e das atividades econômicas), pode ainda ser compreendida como res publica, ou seja, como o modo de participação no poder e o reconhecimento dos direitos eobrigações de toda a sociedade.
Antes dos gregos e romanos inventarem a política propriamente dita, existiram formas de poder e autoridade que organizavam as sociedades. O poder despótico era um deles, neste caso o poder era exercido por um chefe de família que afirmando uma origem sobrenatural, era líder religioso, da guerra e proprietário de todas as terras. Com a expansão territorial houve anecessidade da divisão dos poderes, a religião passou a ser responsabilidade dos sacerdotes, e a guerra dos guerreiros, os senhores da terra, que formavam a classe dominante economicamente, pagavam tributos ao rei para usufruírem das terras pertencentes a ele.
A terra era o bem mais importante na época existindo sob duas formas: como propriedade do rei, podendo ser dividida por ele sob sua vontade aqualquer pessoa, geralmente aos chefes de clãs, sacerdotes e militares em troca de serviços e/ou tributos, e como propriedade das aldeias que pagavam tributos ao rei em troca de proteção. O rei, portanto, continuava a exercer um papel de líder absoluto que deveria controlar tudo o que acontecia em seu reino, tal controle era feito por seus representantes que impediam revoltas, cobravam impostos efiscalizavam as produções. Nesse momento histórico, o poder vinha do Olimpo e das armas, utilizados como método para controle total das riquezas da população, e era hereditário, ou seja, era transmitido ao primogênito do rei ou na falta deste, a um membro da família real e nunca perpassava pelas mãos da maior parte da população.
Com o passar do tempo criou-se uma complexa rede de relações...
tracking img