Resumolivro "ensinando para transformar vidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A lei do professor
Um professor eficiente é aquele que conhece determinado conteúdo e tem domínio para trasmití-lo aos outros, pois não se pode passar aquilo que não possuímos. A idéia é que um professor antes de tudo é um aprendiz, um “estudante” ensinando estudantes. Umas das caractéristicas de um bom professor é que seja fiel aos seus compromissos e que tenha disponibilidade e humildade deaprender. Vemos isto no apóstolo Paulo em seu relato em Fp 3.13,14, onde ele encara o passado de uma maneira correta; não se mostrando extasiado com seus triunfos e nem frustados com as suas derrotas. Com isto vemos que o passado existe para aprendermos com ele, não para vivermos nele. Além do aprendizado contínuo, o professor tem que esta em constante crescimento, com objetivo de obter um plenodesenvolvimento, tanto na área espiritual, quanto intelectual, física, social e emocional. Se negligenciamos uma dessas áreas, estaremos pondo em risco o desenvolvimento das outros. E, por outro lado, sempre que conseguirmos algum avanço numa delas, isso terá efeito sobre as outras.
A lei do ensino
Não basta apenas dominar o assunto a ser ministrado, precisamos conhecer aqueles a quem ensinamos.Mas importante do que somos e o que fazemos, é o que o aluno faz depois de receber nosso ensino e como ele faz. A eficiência de um professor é baseada em que o seus alunos fazem. No entanto, a arte de ensinar não é tão fácil quanto muitos acham. O ensinamento implica em levar o aluno a iniciar um ciclo, onde o mesmo vai desencadeando um processo de aprendizagem, envolvendo o aluno e o professor,criando uma tensão que é indispensável para o processo de crescimento. Esta tensão tem que ser dosada, para não trazer frustação e nem desinteresse para o aluno. Alguns objetivos bem definidos devem ser estabelecidos para que realmente haja um bom ensino: 1) Ensinar os outros a pensar, isto pressupõe que o professor sabe pensar; 2) Ensinar os outros a aprender e fazê-los compreender que pecisamaplicar o que fora ensinado; 3) Ensinar os outros a trabalhar, pois soluções tipo “alívio rápido” não resolvem nada. Para conseguir estes três objetivos devemos levar nossos alunos a ler, escrever, ouvir e falar, sendo que a mais difícil é ouvir. O bom professor é aquele que, acima de tudo é um bom ouvinte.
A lei da atividade
Nossa tarefa como comunicadores não é fazer que os outros fiquemimpressionados conosco, mas causar uma revolução na vida deles e fazer com que haja uma transformação na vivência de cada um. A lei da atividade vai além de simplesmente dizer coisas para o aprendiz, mas envolvê-lo; e quanto maior o nível de envolvimento no processo de aprendizágem, maior o volume de conteúdo aprendido. O constante exercitamento numa atividade não produz necessáriamente o aperfeiçoamento;ela só forma um hábito. Mas o exercitamento adequadamente orientado leva ao aperfeiçoamento; uma experiência adequadamente avaliada é o nosso melhor mestre e, é fazendo as coisas certas que aprendemos o que é certo. Quanto maior o envolvimento pesssoal do aprendiz, mais possibilidade ele tem de aprender. Aprende mais quem participa mais.
A lei da atividade é confirmada por muitas pesquisasmodernas na área de psicologia educacional e na opinião do autor, quando nós fazemos alguma coisa, o resultado não é apenas compreender, não; nós mudamos também. Diz os psicólogos que podemos reter até 10% do que ouvimos, até 50% do que presenciamos e até 90% se acrescentarmos o ato de fazer aos de ver e ouvir. Portanto, na educação cristã, o fator principal não é ter conhecimento, é obedecer agindo. Noplano espiritual, o oposto de ignorância não é conhecimento, é obediência. Segundo o ensino do Novo Testamento, saber e não praticar significa não saber nada. Então, podemos dizer que, para se aprender a evangelizar, é preciso evangelizar, começar a praticar. É a melhor maneira de se aprender a fazer alguma coisa.
Temos também que recordar que para se obter o máximo de aprendizagem é preciso o...
tracking img