Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA

A ORIGEM DA ESTATÍSTICA


A ORIGEM DA ESTATÍSTICA

A palavra Estatística surgiu segundo estudiosos pela primeira vez, no séc. XVIII. Alguns autores  atribuem esta origem ao alemão Gottfried Achemmel (1719-1772), que teria utilizado pela primeira vez o termo Statistik, do grego Statizein. Outros autores acreditam ter origem da palavra estado, do latim status, peloaproveitamento que dela tiravam os Políticos e o Estado.

Existem indícios de que 3.000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4° livro do Velho Testamento faz referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Habitualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostosou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o Censo de todo o Império Romano.
A palavra "CENSO" é derivada da palavra "CENSERE", que em Latim significa "TAXAR".
Em 1085, Guilherme “O Conquistador”, solicitou um levantamento estatístico da Inglaterra, que deveria conter informações sobre o uso de terras, proprietários, empregados e animais. Osresultados deste Censo foram publicados em 1086 no livro titulado "Domesday Book" e serviram de base para o cálculo de impostos existentes.
Contudo, mesmo que a prática de coletar dados sobre colheitas, composição da população humana ou de animais, impostos, etc., fosse conhecida pelos egípcios, hebreus, caldeus e gregos, e se atribuam a Aristóteles cento e oitenta descrições de Estados, apenasno século XVII a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos Bens do Estado.

O QUE É ESTATÍSTICA
Estatística é a ciência que recolhe e trata as informações, buscando explicar a freqüência das ocorrências, dos eventos ou possibilitando a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. Possibilita também a conclusão sobre ascaracterísticas das fontes (local retirado) para assim uma melhor compreensão da situação e avaliação da decisão mais coerente.
As práticas mais conhecidas incluem o planejamento, a ordenação e a interpretação das observações, já que o objetivo da Estatística é a produção da melhor informação para tomada de decisão. Muitos estudiosos definem a Estatística como a Teoria da decisão, no qual se divide em duaspartes:
* Estatística Descritiva: Responsável pelo estudo das características de uma população.
* Estatística Indutiva: Generaliza um conjunto de resultados, tendo por base uma amostra de uma dada população ou universo.
Até o início do séc. XVII, a Estatística ficou limitada apenas ao estudo dos assuntos de Estado. Sendo usada pelas autoridades na inventariação ou classificação dos recursosdisponíveis. A Estatística limitava-se a uma simples técnica de contagem, traduzindo numericamente fatos ou fenômenos observados “A fase da Estatística Descritiva”.

No séc. XVII, com os aritméticos políticos, John Graunt (1620-1674) e Sir William Petty (1623-1687), iniciam-se na Inglaterra uma nova fase de desenvolvimento da Estatística, buscando a análise dos fenômenos observados “A fase daEstatística Analítica”.

O desenvolvimento do Cálculo das Probabilidades surgiu também no século XVII. A ligação entre probabilidades e conhecimentos estatísticos trouxe uma nova dimensão à Estatística, que progressivamente foi tornando um instrumento científico poderoso e indispensável. Considera-se assim uma nova fase, a terceira,: quando a partir de observações se procurou deduzir relaçõescausais, entre variáveis, realizando-se previsões a partir daquelas relações.

Hoje a Estatística, não só mantém  a ligação, com todos os Estados e a sociedade em geral como eles dependem cada vez mais dela. Por isso, em todos os Estados existe um departamento ou Instituto Nacional de Estatística.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e...
tracking img