A fuga das galinhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:



Este estudo de caso tem o objetivo de analisar o Filme a Fuga das Galinhas que é um filme ambientado em um contexto de situação extrema: um campo de concentração em uma granja de galinhas, onde as galinhas encontram-se pressionados a produção e a partir dessa situação buscam a liberdade com a fuga. Relacionando com o ambiente empresarial, onde muitas empresas se sentemexatamente nesta situação quanto à questão de produtividade e inovação para o mercado. Assim galinhas personagens principais do filme passam por isso, elas estão confinadas e são obrigadas a serem produtivas mesmo em condições de extrema pressão onde o único elemento motivacional é a morte, no caso das empresas é a demissão. Se não produzir morre e nas empresas é se não produzir será demitido, pois emalguns casos os donos simplesmente querem aumentar a produtividade.


















Desenvolvimento:


1º-

Gestão Clássica:
Galinhas: As galinhas eram treinadas e preparadas pelo planejamento dos lideres Rock e Ginger o que exigia sua máxima eficiência para voarem (Fayolismo). Assim, pra consegui a liberdade elas desempenhavam suas atividadesem grupo com divisão do trabalho pois ao realizar um movimento simples repetidas vezes o funcionário ganha velocidade em sua atividade aumentando o número de unidades produzidas,caracterizando o Taylorismo.
Dona da granja: A preocupação era aumentar à produtividade engordando as galinhas para que as mesmas produzissem mais, ou seja, quanto mais ovos colocados à dona da granja posteriormentegerava lucro. O que identifica com a Administração cientifica onde a preocupação era a eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários.

Gestão Neoclássica:
Galinhas: As galinhas tinham ênfase nos objetivos e resultados, definindo planos estrategicos de ação para alcancar seu objetivo que era fugir construindo um aeroplano de voo para alcançar a liberdade.
Dona da granja: Asenhora Tweedy dona da granja tinha ênfase na prática da administração, o que fazia com que todos os dias ela organizasse as galinhas em fila, controlasse o estoque de ovos e contabilizasse o rendimento dos ovos vendidos.

Gestão de Informação:
Galinhas: Na ganja existia uma galinha que calculava ás probabilidades estatíticas, analisando e corrigindo os erros para que elas pudessem ganharimpulso na hora do voo.
Dona da granja: A mesma garantia todas as informações necessárias para o calculo da produção dos ovos em fins de saber a lucratividade do negócio.

2º-

- Estilo de liderança:
A liderança da galinha Ginger se caracteriza como Autocrática,pois nesta liderança o líder é focado apenas nas tarefas no caso da mesma o desejo de voar e alcançar a liberdade.Assim olíder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. Assemelhando-se com a Ginger ao delegar as tarefas para outras galinhas da granja.

- Valores da Organização:
Os valores de uma organização só têm valor se forem colocados em prática,porque a prática é a forma mais inteligente de saber se algo está de fato funcionando. Desta forma, o galo Rocky tinha o segredo para motivar as galinhas na fuga passando todas as informações e as tornando ciente do que fazer e como fazer, monitorando sempre o entendimento, pois quando se entende a que se veio, sem sombra de dúvida, sabe-se muito bem como ir em frente.

- Cultura Organizacional:A cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade. Visto que, a cultura organizacional na granja envolvia varios artefatos...
tracking img