Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VIDA DE MENINA



Vida de Menina Helena nos dá a sua visão sobre o mundo e as coisas ao seu redor, sua Diamantina outrora rica e agora estagnada, o racismo “cordial” do Brasilpós-Abolição, a vida escolar nos primeiros anos da República, enfim, uma miríade de coisas.

Resumindo a história: Helena Morley mora em Diamantina no final do século XIX. A família de suamãe é rica, mas ela vive na pobreza. Sua mãe, ao contrário das outras irmãs, casou por amor, com o filho de um médico inglês protestante. O pai sonhador continua tentando achar Diamantes,mas as lavras da cidade nada produzem. O tio materno não permite que a avó, que adora Helena, ajude a filha e sua família em necessidades. Helena com sua inteligência, sua aparência esua língua ferina é odiada pelo tio que deseja as atenções da matriarca para sua própria filha, Naná, a neta perfeita e bem educada em colégio de freiras.

Quando entra para a escolanormal, Helena é aconselhada por um de seus professores, a escrever. O que parecia um castigo mostra-se um exercício interessante e a menina começa a colocar no papel seus sonhos, suasobservações, sua crítica à sociedade e à religião que tem como objetivo aterrorizar e controlar as pessoas. E há também a Tia Madge, uma solteirona que quer transformar Helena em umaperfeita inglesa. Daí ela reclamar que preferia que a tia não a amasse tanto.

Uma das cenas mais tocantes é quando Helena e os irmãos chegam à casa da avó sem terem comido nada, passavamtamanha necessidade por conta dos sonhos do pai que não tinham nada na dispensa. A mãe não pedia ajuda por vergonha, mas a avó pega suas economias e dá para a neta. “Entregue à sua mãesomente quando chegar em casa”. Outra boa cena é a do broche quando Helena faz uma grande travessura e credita a ideia à Virgem Maria. A descoberta do amor, também foi bem interessante.
tracking img