Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro “A paixão de conhecer o mundo” de Madalena Freire é envolvente e estimulante. A autora faz a união de vários relatórios de sua prática pedagógica na educação infantil com a intenção deampliar o seu diálogo com outros educadores da pré-escola. Os dois primeiros relatórios são compostos pela experiência vivida na Escola Criarte, onde a autora retrata uma prática presa e com uma visão menosdinâmica em que a sua maior preocupação estava em mencionar apenas o conteúdo e seus objetivos. A partir do seu terceiro relatório é que percebemos a criança como sujeita do seu processo deconhecimento, não havendo uma dicotomia entre o cognitivo e o afetivo, o que existe é uma relação dinâmica e prazerosa de conhecer o mundo.
Madalena Freire ressalta que o pensamento se desenvolve através daação, do testar, do usar suas capacidades e que é muito importante que essas ações sejam compartilhadas com outras crianças. É importante lembrar como a participação, a curiosidade e o desejo daMadalena nesse processo de ensinar e aprender a fez mudar também.
As atividades discriminadas no livro são bem construídas e dizem respeito à vida concreta das crianças. O que ela tem observado comoreflexo de seu trabalho são o grande entusiasmo e os desafios sendo enfrentados pelas crianças com alegria e prazer, dando a certeza de que a busca do conhecimento para as crianças não é preparação paranada e sim vida aqui e agora.
A melhor leitura que fiz onde pude ver alguns de seus resultados aplicando-os em meu estágio com a educação infantil, onde a relação educando-educador estavam juntas nomesmo processo de buscas e conquistas. Refleti sobre algumas práticas que poderiam auxiliar melhor o meu trabalho, um dos exemplos que posso citar, é de como trabalhar os dias da semana que a MadalenaFreire relatou e isto tem contribuído bastante para a minha prática e as constantes dúvidas que as crianças tinham em relação aos dias de aula ou qual o dia do filme (quinta-feira), qual o dia do...
tracking img