Estagio supervisionado - clinica comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado Específico I (E.S.E I) foi realizado pela estagiária do 10º período de psicologia na abordagem clínica comportamental.
O presente trabalho vem apresentar o estágio em sua segunda parte que foi realizado no segundo semestre e corresponde a Psicologia Processos Clínicos. Esse estágio teve início no 9º período, e está sendo concluído no 10º.O E.S.E. I foi realizado na Clínica-escola da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC Campus Vale do Aço, localizada na Rua Argel nº. 171 Bairro Bethânia, em Ipatinga, no período de 09/08/2010 a 17/12/2010 e tem uma carga-horária de 150h total, sendo que 75h no 9º período e 75h no 10º período.
A carga horária do 10º período é constituída por: supervisão com um professor do cursode psicologia, realizada no campus da Unipac com um total de 9 horas para supervisão individual sendo 30 minutos semanal, desenvolvimento da atividade na clínica escola (atendimentos clínicos) com uma carga horária de 30 horas sendo dois atendimentos por semana de 1 hora cada, 15 horas de anotações e relatórios diários sendo 30 minutos para cada atendimento, 6 horas de atividades complementaresdurante o estágio e 15 horas para elaboração do relatório final.
O estagiário deverá cumprir 100% da carga horária, tanto no que se refere à supervisão acadêmica quanto ao cumprimento da carga-horária das atividades de campo.
O E.S.E I tem como objetivo, oferecer condições para a realização de aconselhamento psicológico ou de psicoterapia com crianças, adolescentes e adultos,inclusive aqueles que apresentam necessidades especiais, proporcionar a realização de intervenção psicológica com pacientes de instituições de saúde mental.
Durante o estágio o aluno poderá desenvolver interlocução com profissionais de outros campos do conhecimento considerados importantes para uma melhor compreensão dos fenômenos psicológicos manifestados pelo paciente; realizar avaliação,orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia; realizar atendimento clínico com crianças, adolescentes e adultos, considerando as modalidades de intervenção individual, de casal ou familiar, realizar atendimento clínico em situação de crise ou não nos mais diversos contextos de atuação do psicólogo.
Através das orientações e supervisões o estagiário poderá elaborar e redigir laudos erelatórios técnicos de maneira clara e precisa, considerando a profundidade e a especificidade necessárias aos diferentes contextos e pessoas envolvidas; planejar intervenções adequadas ao problema e ao contexto, respeitando a orientação de um referencial teórico embasado cientificamente; analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso dos estados subjetivos.2. DESENVOLVIMENTO

A teoria comportamental foi utilizada durante o estágio nas intervenções feitas pela estagiária.
A análise comportamental clínica utiliza de diversos procedimentos terapêuticos, mas com a atenção voltada principalmente para a relação que se estabelece entre cliente e o terapeuta. O cliente é tido como produto e produtor das contingências às quais está exposto, oque lhe atribui um papel ativo na terapia. Um fator importante para a comportamental é a história de vida do cliente, pois é por meio dessa análise que se pode avaliar sua atuação nas contingências atuais, que controlam, influenciam e determinam à probabilidade do comportamento. Outro fator de importância é o compromisso do terapeuta com a avaliação, com a intervenção e com os conceitos que devemapoiar-se em algum tipo de análise científica bastante cuidadosa.
O objetivo primordial da terapia comportamental é ensinar ao cliente a realizar análises funcionais, ou seja, estabelecer relações entre o que sente o que pensa e o que faz publicamente com o que ocorre no ambiente antecedente e consequente.
Segundo Chiesa 1994, “A análise funcional promove a identificação de...
tracking img