Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Friedrich Hegel
Filósofo alemão
Biografia de Friedrich Hegel:

Friedrich Hegel (1770-1831) foi um filósofo alemão. Um dos criadores do sistema filosófico chamadoidealismo absoluto, influenciou teóricos com Marx e Kant.

Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em Stuttgart, Alemanha. Estudou no seminário de Tubinga com o poeta Holderlin e ofilósofo Schelling. Foi professor de latim em Nuremberg e ocupou a cátedra na Universidade de Heidelberg. Foi também professor da Universidade de Humcorsvick onde lecionoufilosofia.

O sistema desenvolvido por Hegel, o idealismo absoluto, abrangeu várias áreas do conhecimento como a política, a psicologia, a arte, a filosofia e a religião.A teoria do filósofo baseia-se na ideia de que as contradições e dialéticas são resolvidas para a criação de um modelo, que tanto pode refletir-se no espírito - sentido dealma e aspirações ideais, como no Estado político.

A época de Hegel é importante para analisar a sua filosofia. Ele vivia numa Alemanha dividida em territóriosindependentes, cada qual, com aparato jurídico e militar próprio. Isso Foi relevante para que Hegel desse ao Estado um papel tão importante, a mais alta realização do espíritoabsoluto.

Sua obra possui grande influência no ocidente, tendo Marx e Kant como exemplos evidentes disso. Seu livro “Fenomenologia do Espírito” (1806) foi a sua obra maior. Olivro refletia as etapas da consciência que apreende o mundo e encontra a si mesmo para chegar finalmente à totalidade e ao absoluto. O pensamento hegeliano foi crucial para odesenvolvimento das teorias de Karl Marx, embora este usasse o método dialético de Hegel em bases materialistas e econômicas.

Hegel morreu em Berlim, na Alemanha.
tracking img