Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO


ANTECEDENTES HISTORICOS DA ADM

1. No decorrer da Historia da humanidade sempre existiu alguma forma simples ou complexa – de administrar organizações.

2. O desenvolvimento das idéias e teorias a respeito da administração foi muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do inicio do século XX.

3. A influencia de filósofos como Sócrates, Platão eAristóteles nos conceitos de administração na antiguidade são notáveis. Com o surgimento da filosofia moderna, destacam-se Bacon e Descartes.

4. A organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou o pensamento administrativo.

5. A organização militar influenciou a administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria administrativa iria mais adiante assimilar e incorporar.6. A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.

7. Os economistas liberais (como Adam Smith) proporcionaram razoável suporte para o aparecimento de alguns princípios de administração que teriam aceitação posteriormente. As idéias de Marx e Engels promoveram o surgimento do socialismo e dosindicalismo.

8. A influencia dos pioneiros e empreendedores foram fundamentais para a criação das condições básicas para o surgimento da Teoria Administrativa.


ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA (ÊNFASE BA TAREFA)

Aumentar a eficiência da indústria através da racionalização do trabalho operário.

A administração cientifica – iniciada por Taylor e seus seguidores – constituem a primeira teoriaadministrativa. A preocupação em criar uma ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com ênfase nas tarefas. No primeiro período de sua obra, Taylor voltou-se para a racionalização do trabalho dos operários, estendendo-se no segundo período a definição de princípios de administração aplicáveis as todas as situações da empresa. A organizaçãoracional do trabalho se fundamenta na analise do trabalho operário, no estudo dos tempos e movimentos, na fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador. Buscava-se a eliminação do desperdício, da ociosidade operaria e a redução dos custos de produção. A forma de se obter a colaboração dos operários foi o apelo aos planos de incentivo salariais e de prêmios de produção, com base no tempopadrão (eficiência = 100%) e na convicção de que o salário constitui a única fonte de motivação para o trabalhador (homem econômico). O desenho de cargos e tarefas enfatiza o trabalho simples e repetitivo das linhas de produção e montagem, a padronização e as condições de trabalho c a eficiência. Verificou-se que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor, chefe, o gerente, odiretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior.


ADMINISTRAÇÃO CLASSICA. (ENFASE NA ESTRUTURA)

Fayol desenvolveu a teoria clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e aplicação de princípios gerais da administração.
Iniciada na França, com Fayol, tendo como expoentes: Henri Fayol, James Mooney, e outros. A preocupação eraaumentar a eficiência da empresa por meio da disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos) e de suas inter-relações estruturais. Assim a abordagem da corrente anatômica é uma abordagem inversa a da teoria cientifica: de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as partes componentes. Predominava a atenção para a estrutura organizacional, elementos daadministração, os princípios gerais da administração e departamentalização.
Fayol enfatiza a organização linear, estrutura organizacional que apresenta forma piramidal.

Administração: Prever – organizar – comandar – coordenar – controlar.

Abordagem Clássica.

1) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas.
2) A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações....
tracking img