Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA GEOLÓGICA

Estrutura Geológica:

Nas áreas emersas, a crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, as quais são caracterizadas pelos tipos de rochaspredominantes e o seu processo de formação, e pelo tempo geológico em que surgiram. Essas estruturas geológicas são os dobramentos modernos, os maciços antigos ( escudos cristalinos ), e asbacias sedimentares.

Dobramentos Modernos: são os trechos da crosta terrestre de formação recente e, por essa razão, compostos por rochas mais flexíveis e maleáveis, situadasrelativamente próximas às zonas de contato entre placas tectônicas (zonas convergentes). Devido à pressão de uma placa sobre a outra, esta parte da crosta dobra-se num processo lento e contínuo,dando origem às montanhas.

As setas horizontais indicam as forças tectônicas, enquanto que a seta vertical indica o movimento de dobramento da crosta terrestre


Maciços Antigos: tambémchamados escudos cristalinos, são os terrenos mais antigos da crosta terrestre. Datam da era Pré-Cambriana (Arqueozóica e Proterozóica) e são constituídos basicamente por rochas magmáticase metamórficas. Nos maciços que se formaram na era Proterozóica ocorrem as jazidas de minerais metálicos, como, por exemplo, as de ferro, ouro, manganês, prata, cobre, alumínio, estanho.A pressão do magma sobre estas estruturas antigas provoca fraturas ou falhas na litosfera ( crosta terrestre ) e, posteriormente, o deslocamento vertical de grandes blocos, soerguendo erebaixando a superfície.

Bacias Sedimentares: começaram a se formar apenas na era Paleozóica. Resultam da acumulação de sedimentos provenientes do desgaste das rochas ; de organismosvegetais ou animais; ou mesmo de camadas de lavas vulcânicas solidificadas. É nestas estruturas que se formam importantes recursos minerais energéticos, como o petróleo e o carvão mineral.
tracking img