Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
PERNAMBUCO - IFPE
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO - CATU
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO



RESENHA: CASA GRANDE& SENZALA (CAP. III – O COLONIZADOR PORTUGUÊS: ANTECEDENTES E PREDISPOSIÇÕES)

RECIFE
2012



RESENHA: CASA GRANDE & SENZALA (CAP. III – O COLONIZADOR PORTUGUÊS: ANTECEDENTES EPREDISPOSIÇÕES)

TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE PATRIMÔNIO CULTURAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE GESTÃO EM TURISMO DO IFPE – CAMPUS RECIFE, TENDO COMO OBJETIVO A COMPOSIÇÃO DA NOTA DA PRIMEIRAAVALIAÇÃO.
PROFESSOR: PAULO ROBERTO
TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA DE PATRIMÔNIO CULTURAL DO CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE GESTÃO EM TURISMO DO IFPE – CAMPUS RECIFE, TENDO COMO OBJETIVO ACOMPOSIÇÃO DA NOTA DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO.













RECIFE
2012

No terceiro capítulo de Casa Grande & Senzala, Freyre mostra a imagem do colonizador do Brasil de 1500,1600. Imagem essa caracterizada, majoritariamente, pela forma escravocrata de dominação (além da aristocrata e patriarca), apesar de o português ter sido o menos carrasco na relação (também sexualmentefalando) com os escravos das raças chamadas inferiores, foi o que, mais que qualquer outro colonizador europeu, possuiu grande quantidade de terras vastas e contingente de escravos.
O texto ainda fazuma crítica ao português do século passado que possuía idealizações exageradas de se engrandecer nacionalmente, como conquistar a Espanha, por exemplo, ao qual, juntamente aos mouros, tinha ódiodeclarado, tendo a pré-disposição de se voltar ao nacionalismo e/ou imperialismo.
Ao se deparar com a grande quantidade de terra, o português iniciou a sua “purificação de fé”, posteriormente feitas paracom os franceses, holandeses e ingleses, das terras brasileiras. Qualquer um que possuísse a mesma religião era considerado igual, mesmo não sendo da mesma raça, atitude essa diferente da pregada...
tracking img