Estudo de caso sol e mar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE Colegiado de Computação e Matemática Aplicada Curso de Bacharelado em Ciência da Computação

TRABALHO DE ANALISE ORIENTADO A OBJETO

RIO DE JANEIRO 2012

Luana Campos Vieira da Silva Suene dos Santos Abdias Mattos

TRABALHO DE ANALISE ORIENTADO A OBJETO

Trabalho de Estudo de caso para a disciplina de Analise Orientado a Objeto ministradopela professora Adriana Aparício Sicsú, do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Oeste. Estadual da Zona

RIO DE JANEIRO 2012

Sistema de Gestão de Hotel Sol&Mar

O Hotel Sol&Mar deseja implementar um sistema que permita gerenciar o serviço de hospedagem no hotel. O Cadastro do hospede (nome, procedência, endereço, contato, previsão de permanência) é realizado pelo setor derecepção que também controla a alocação de quarto/ apartamento (número do quarto ou apartamento) e abertura de uma conta corrente para o hospede (senha, número da conta, nome do hospede). Ao setor de serviço de copa cabe a responsabilidade pelos lançamentos, na conta do hospede, das despesas que o mesmo efetuar com bebidas e comidas (data, tipo de despesa e valor). A atendente de telefonia éresponsável pelo lançamento, na conta do cliente, das chamadas interurbanas que o mesmo venha a fazer (data, local chamado, duração e tarifa). As chamadas locais não são computadas. O setor de lavanderia é responsável pelos lançamentos, na conta do hospede, dos serviços que o mesmo venha a solicitar aquele setor(data, tipo de serviço, valor). A gerência pode, a qualquer instante, ter acesso às informaçõesde cadastro e gastos realizados pelo hospede. A gerência é responsável pelo cadastro e atualização das tabelas de serviços, menus e diárias. O hospede pode a qualquer instante consultar o saldo de sua conta. O setor de recepção é responsável pela extração do extrato final da conta e fechamento da mesma quando o hospede finaliza sua estadia.

Diagrama de Caso de Uso

Manter hóspede

Alocarquarto



Desalocar quarto Abrir conta

Recepcionista

Extrair extrato final



Fechar conta

Descrição do Caso de Uso

1.

Manter Hóspede: Descrição: Este caso de uso tem por objetivo permitir a inclusão, alteração ou exclusão de dados ligados ao hóspede. Este caso de inicia quando a recepcionista seleciona a opção cadastrar hóspede, caso o mesmo não seja cadastrado, ou alterarou excluir, caso o mesmo já esteja cadastrado. Caso o hóspede não esteja cadastrado, a recepcionista insere no sistema as seguintes informações: nome, procedência, endereço, contato e previsão de permanência. A recepcionista confirma o cadastro e o caso de uso termina.

2.

Alocar quarto: Este caso de uso de inicia quando a recepcionista seleciona a opção de alocar quarto/apartamento. Osistema informa quais quartos estão disponíveis para a alocação e requisita o número do quarto que se deseja. A recepcionista fornece o número do quarto e confirma. O caso de uso termina.

3.

Desalocar quarto: Este caso de uso se inicia quando a recepcionista seleciona a opção desalocar quarto que é uma extensão de alocar a quarto. O sistema informa quais quartos estão alocados e solicita o númerodo quarto que se deseja liberar. A recepcionista fornece o número e confirma. O caso de uso termina.

4.

Abrir conta: Este caso de uso de inicia quando a recepcionista escolhe a opção abrir conta. O sistema solicita as seguintes informações: senha, número da conta e nome do hóspede. A recepcionista fornece as informações acima e confirma a criação da conta. O caso de uso termina.

5.Extrair extrato final: Este caso se inicia quando a recepcionista escolhe a opção extrair extrato final. O sistema solicita o número da conta. Após a recepcionista fornecer o número da conta e a mesma ser validada, o sistema exibe o extrato detalhando os gastos pertinentes ao hóspede daquela conta. A recepcionista opta por extrair o extrato e o valor total das despesas. O caso de uso termina....
tracking img