Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Rota para a ciência normal
A ciência normal é baseada em realizações científicas passadas, relatada em livros onde expõe o fundamento de sua teoria com suas aplicações e observações. E foram esses livros que serviram para definir os problemas a serem resolvidos por gerações posteriores de cientistas.
O estudo dos paradigmas é a porta para entrar em uma comunidade científica e um novoparadigma significa que aquela área da ciência está progredindo. A transformação dos paradigmas é o que chamamos de revoluções científicas e a transição de um paradigma para outro nada mais é que o padrão de desenvolvimento da ciência.
Dentro desses paradigmas, um consenso estável é complicado pois, geralmente, acontecerão desacordos fundamentais. Mas basear-se em paradigmas deixa o cientista maisconfiante e faz com que este aprofunde sua pesquisa.
A natureza da Ciência Normal
Um paradigma geralmente segue um padrão que permite a aplicação de exemplos. Pois ele nunca está completamente pronto, visto que é um objeto a ser sempre melhor articulado em novas e mais rigorosas condições. Essa atualização dos paradigmas amplia o conhecimento, aumentando a correlação dos fatos no que chamamos deCiência Normal.
A ciência normal nada mais faz que tentar juntar fenômenos e articulá-los dentro deste paradigma pré-estabelecido. O paradigma força a pesquisa aprofundada da natureza, incentiva a criação de tecnologias de pesquisa, instiga a observação e a coleta de fatos.
A Ciência Normal como resolução de quebra-cabeças
A ciência normal não quer descobrir novidades. Ela quer simplesmentesolucionar e conseguir provar aquilo que foi proposto por determinado paradigma. Se o resultado não é o esperado, sem êxito será o cientista que não conseguiu provar a hipótese. E se esta ainda não foi encontrada, é porque o cientista não foi bom o bastante para isso. Pois, todo paradigma apresenta uma solução e como nos afirma Kuhn (p59, 2001), “resolver um problema da pesquisa normal é alcançar oantecipado de uma nova maneira”.
Ao adquirir um paradigma, ao aceitá-lo, você estará fazendo o mesmo que selecionando um critério para a escolha de problemas. E a única coisa que esses problemas irão exigir de você é engenhosidade para resolvê-los. Isto é o que motiva os cientistas e faz com que a ciência normal seja tão bem sucedida: o desejo de ser útil e o status de uma resolução concluída.Quando esses paradigmas estão cercados por regras tornam-se paradigmas compartilhados, pois irão exigir que seus cientistas sigam um determinado padrão. Mas, mesmo que na ausência delas, paradigmas sempre irão conduzir pesquisas, pois o que realmente importa é a resolução do problema em cheque.
A prioridade dos paradigmas
Os cientistas não necessariamente precisam de um conjunto de regras, seutrabalho é muitas vezes conduzido a partir de modelos adquiridos através da educação ou da literatura. É como se fosse intuitivo, o que faz com que o cientista nem mesmo precise debater a respeito daquela questão.
Apenas pela segurança do paradigma o estabelecimento de regras pode se fazer necessário, mas isso só acontece quando há ausência de soluções.
Os paradigmas podem exercer influência diretasobre a pesquisa, modelando-a, ou podem influenciá-la indiretamente, através de regras abstratas. Já os debates e discussões gerados no período pré-paradigmático dificilmente geram soluções. Geralmente, acabam por estabelecer ou definir escolas.
A estrutura instável e sem coerência da ciência pode fazer com que uma modificação reflita apenas em uma ou outra aplicação do paradigma. O que a tornarevolucionária apenas a um subgrupo específico.
A anomalia e a emergência das descobertas científicas
Como já dito anteriormente, a ciência normal não quer descobrir novidades, e ela se faz bem sucedida dessa maneira. Seu objetivo é agrupar informações de uma forma cumulativa, ampliando o alcance e a precisão do conhecimento científico.
A ciência da anomalia vai ser quem classifica as...
tracking img