Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade, podem Coexistir?
RESUMO
Com o avanço da industrialização mundial, e com a “sede” de lucro por parte das grandes corporações, o desenvolvimentosustentável foi, por muitos anos, deixado de lado, e agora se buscam formas de integrá-lo a uma economia capitalista. Isso gera um enorme desafio aos profissionais de diversos ramos, dando uma grandecredibilidade a este tema. Portanto o problema definido é: integrar sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Com base nisso, para este artigo, foram avaliados os parques eco-industriais de paíseseuropeus, que foram pioneiros em unir estes dois “mundos” tão distantes.
Palavras Chave: Eco-Parque. Sustentabilidade. Tecnologia sustentável.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, tem-se em torno de trintaparques eco-industriais, instalados ou em processo de instalação, no mundo. Neles busca-se aperfeiçoar o uso de fontes de energia, matéria prima. Além disso, é feito o uso de resíduos como matériaprima para outros produtos.
Conforme Casagrande JR. (2002) cita em sua dissertação¹: “O primeiro Parque Eco-industrial foi implantado nos anos 80 em Kalundborg, na Dinamarca. Estima-se que Kalundborgrecebeu um investimento privado inicial de US$60 milhões e gerou US$120 milhões em 5 anos. Nos últimos 15 anos seu modelo proporcionou a redução de 19 mil ton. de petróleo, 30 mil ton. de carvão, 600mil m3 de água, assim como uma redução de carbono na ordem de 130 mil ton (NUA, 2003).” Ele afirma ainda que, a criação destes conglomerados “verdes”, possibilitará sim, no futuro, umalucratividade, em termos sociais, ambientais e financeiros, até maior que a do sistema atual. Isso nada mais faz do que comprovar a possibilidade da união entre a sustentabilidade e o desenvolvimento tecnológico.Em suma, eles podem sim coexistir, desde que sejam feitas mudanças viáveis em nosso sistema econômico.

¹“INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE: INTEGRANDO AS PARTES PARA PROTEGER O TODO”;...
tracking img