Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO ADMINISTRAÇÃO PARA EMPREENDEDORES

CAP 1 – ESPÍRITO EMPREENDEDOR

1.1 EMPREENDEDORISMO

* Empreendedor – pessoa que assume o risco de começar uma empresa e mobilizando recursos; “decidir realizar tarefa difícil e laboriosa”/ “colocar em execução”.

* Os empreendedores geram e distribuem riqueza, e aumentam o PADRÃO DE VIDA e QUALIDADE DE VIDA.
Padrão devida - quantidade de bens e serviços que as pessoas podem comprar com o dinheiro que dispõem.
Qualidade vida - bem-estar geral da sociedade medido por certos aspectos como educação, saúde, lazer e outros fatores que contribuem para o conforto e satisfação das pessoas.
O PADRÃO e QUALIDADE DE VIDA dependem dos esforços conjuntos das empresas, do governo e das organizações sem fins lucrativos.* Organizações sem fins lucrativos - Trabalham junto com as empresas privadas e o governo para tornar a sociedade mais orientada para as necessidades das pessoas. Ex.: associações comunitárias, organizações filantrópicas e os grupos dedicados a causas socias. Essas organizações devem sua existência a espíritos empreendedores, que pensam no bem-estar da comunidade.

* Estudo sobre oempreendedor e o empreendedorismo têm duas correntes principais de autores: ECONOMISTAS e COMPORTAMENTALISTAS.
Economistas – associam o empreendedor à inovação e ao desenvolvimento econômico.
Comportamentalistas – enfatizam as atitudes dos empreendedores como a criatividade, a intuição e disposição para correr riscos.


* Visão dos economistas: Cantillon / Say / Schumpeter
RichardCantillon - 1º autor a tratar do papel fundamental do empreendedor na economia.
Identificou o empreendedor como sendo alguém que assume os riscos ao comprar serviços ou componentes por preço certo, tendo a intenção de revendê-los mais tarde por um preço incerto. OBRA: Ensaio sobre a natureza do comércio em geral (1755).
Jean Baptiste Say – em sua visão, os empreendedores são capazes de alteraros recursos econômicos de uma área de baixa produtividade – áreas da tecnologia, ou materiais, ou preços - transformando-a em uma área de produtividade e lucratividade elevadas.
OBRA: Tratado de economia política (1888)
Joseph A. Schumpeter - distinguiu os conceitos de invenção e inovação de empreendedorismo; para ele, as inovações precisam de tanta ousadia e habilidade como o processo deinvenção/criação. O empreendedor promove a “destruição criativa”, sendo isso a causa do progresso e do contínuo aprimoramento.
OBRA: Capitalismo, socialismo e democracia (1942).

* Visão Comportamentalista: criatividade e capacidade implementação / disposição para assumir riscos / perseverança e otimismo / senso de independência.
Traços de comportamento que se manifestam e se combinam dediferentes maneiras e em diferentes graus de intensidade, em diferentes pessoas.
Criatividade e capacidade de implementação – capacidade de idealizar e realizar coisas novas; pessoas criativas e implementadoras.
Disposição para assumir riscos – coragem para enfrentar a possibilidade de insucesso ou perda.
Perseverança e otimismo – a sobrevivência depende da persistência do esforço paraenfrentar as dificuldades.
Senso de independência – preferir depender da própria capacidade de enfrentar incertezas do que trabalhar para outros.

* Há diferenças entre ser um empresário e ser um empreendedor.
Empresário - representa a parte formal dos negócios.
Empreendedor - representa o lado criativo e ao mesmo tempo prático, essencial para o nascimento, crescimento, sobrevivência deum negócio.

* Vantagens de ser empreendedor
Autonomia – independência e liberdade para tomar decisões são provavelmente as maiores vantagens do empreendedor; satisfação de ser chefe de si mesmo.
Desafio – o desafio de iniciar um negócio é a fonte do entusiasmo; motivação para os esforços; produz sentimento de realização.
Controle Financeiro – controle sobre o negócio e seus...
tracking img