Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Hoje, no mercado há várias ferramentas que auxiliam e ajudam nos controles internos da empresa e muitos contratam esta ferramenta porque seus concorrentes estão utilizando e por este motivo a implementação não ocorre com sucesso e gerando prejuízos para a empresa em vez de lucro.

As empresas tem que se lembrar que para implementar estas ferramentas, elas deverão primeiramente definir oobjetivo da empresa e notificar o objetivo para todos na empresa, o que não ocorre em muitas empresas. Como elas não publicam o que ficou decidido, qual é o objetivo da empresa, o que a empresa espera alcançar com todos os funcionários, entre outros, muitos não sabem o que a empresa determinou e trabalha praticamente roboticamente, ou seja, os funcionários fazem o que foram designados a eles, maseles não sabem o porquê que tem que fazer aquela tarefa e nem sabe qual efeito terá se não fizer a tarefa e/ou se não fizer a tarefa bem feita. Outra dificuldade que as empresas possuem é em realizar a análise dos negócios e a gestão de desempenho da corporação.

As empresas buscam as ferramentas para serem mais competitivas no mercado, buscando resultados que são possíveis de seremcomparados, por exemplo, com os resultados passados, aumenta a lucratividade e diminuir os prejuízos. Para quem trabalha com fabricação de produtos, minimiza a perda de ingredientes, evitando assim o prejuízo na compra dos ingredientes e podendo diminuir o valor do produto final.

Mas, para que todas as ferramentas implementadas pela empresa, a empresa deverá se lembrar de que sempre precisarádas pessoas que trabalham nela para que a ferramenta funcione. As decisões que serão tomadas sempre deverão ter pessoas que lidam com as operações diariamente para que participe das decisões e para que mostrem os pós e os contras. Sem as pessoas, não adianta implementar nenhuma ferramenta, pois são as pessoas que deverão obter o devido treinamento para operar estas ferramentas implementadas naempresa. O maior valor que uma empresa possui são seus funcionários, desde o faxineiro até o diretor; e quando há a quebra entre os departamentos/áreas da empresa e todos estão comunicando entre si.

Há pessoas que esquecem que a empresa é o esforço de todas as equipes e não de apenas uma e as ferramentas acabam demonstrando esta parte, o que poderá gerar conflitos, pois cada equipe poderá tersua forma de trabalhar e isso terá que ser adaptado para não haver rejeição na utilização das ferramentas.

De acordo com o especialista Michael Porter, “somente se estabelece vantagem competitiva quando uma empresa possui um diferencial competitivo que lhe permita gerar valor.”

Podemos listar algumas ferramentas mais procuradas no mercado hoje, que são: SCM, CRM e BI.

SCMO SCM contribui não somente para a geração de valores, mas também contribui para a sustentabilidade (o que muitas empresas estão procurando para ser sobressair no mercado). Para que todas as contribuições oferecidas por esta ferramenta possam funcionar corretamente na empresa é necessário ter um planejamento muito bem realizado, organizado e a implementação deverá ser realizada cuidadosamente edetalhadamente.

Como as empresas sofrem demandas externas e internas é necessário criar uma solução paras estas demandas e uma das melhores soluções identificadas é a definição de estratégia do negócio. Infelizmente, nem todas as empresas tem uma definição clara e objetiva, o que deveria ocorrer, para que todos saibam qual é o negócio que elas trabalham e qual é o objetivo que a empresa queralcançar no mercado. Com a estratégia definida claramente, ajudará na determinação do valor, capital humano e na monitoração do desempenho, informação e conhecimento no ato da implementação da ferramenta.

A metodologia desta ferramenta é a redução de custos, minimização de ciclos do produto e maximizar o valor percebido pelo cliente final. Estes objetivos são alcançados quando há quebra de...
tracking img