Resumo o fim da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O fim da filosofia (Pablo Luís Alievi Mari)
* O fim da filosofia foi anunciado por Nietzsche quando chamou os novos filósofos para que fizesse uma nova filosofia fazendo com que a filosofia que como a conhecemos chegasse o fim. Lê-se a filosofia como a mãe da ciência não só da ciência, mas mãe da razão.
* O caos da ordem e o fim da filosofia posto que as filosofias do fim sejam mantidaspela ordem sem a ordem elas acabam.
* O fim da filosofia seria a filosofia aceitar seu fim, as religiões aceitarem ser uma só, os países aceitarem ser um só, os homens aceitarem ser um só. E não as religiões, e os países e os homens tentarem individualmente ser tudo, isto é, ser maior que as outras partes.
* Podemos dizer que para cada trajetória (caminho) há um fim da filosofia.
*Guerras santas são tentativas das filosofias do fim de alcançar o fim da filosofia.
* O homem deve acender a posição do criador e assim deixar de ser um ente que existe na realidade para tornar um ente que existe além da existência.
* As filosofias do fim sabem guerra e a tratam como meio de se tornar o fim da filosofia, assim como a bomba que e quando fabricada é pensada como solução, afilosofia do fim quando se prepara pensar em ser, em pequeno, a próxima ordem e, em grande, o fim da filosofia.
A filosofia depois do fim (Joaquim Toledo Jr.)
* A filosofia e o espelho: a filosofia deveria cuidar de revelar os pressupostos por trás dos vocabulários em que tais problemas estão formulados.
* A imagem do conhecimento como "representação da natureza" que teria assombrado grandeparte da filosofia moderna seria mais responsável pelos dilemas em torno de uma definitiva fundamentação do conhecimento ou de uma definição de "verdade" do que uma suposta dificuldade inerente a esses problemas.
* Em Consequences of pragmatism, Rorty propõe distinguir entre Filosofia, assim com "efe" maiúsculo, e filosofia, com "efe" minúsculo. O primeiro termo faria referência àquelaatividade que, do platonismo ao círculo de Viena — incluindo seus seguidores contemporâneos —, tem como objetivo determinar de uma vez por todas a natureza da Verdade, do Bem e da Beleza. O segundo termo, fruto da consciência crítica de que esses termos se ressignificam constantemente e têm lugar no interior de jogos de linguagem específicos.
* A transformação da filosofia em uma atividadeespecializada, científica, a teria afastado do resto da cultura e, por conseguinte, do público interessado.
* Uma crítica dessa concepção moderna da atividade filosófica implica um questionamento do lugar ocupado pela filosofia e do papel do filósofo em uma cultura racionalizada e pluralista, na qual nem a ciência, nem a religião, nem a filosofia podem reivindicar lugar de destaque.
* Para Rorty,trata-se tanto do procedimento adequado como do papel correto da filosofia: a busca de uma sociedade mais igualitária, justa e livre deveria ser a motivação por trás da elaboração de concepções do homem, de sua capacidade de conhecer, de julgar e de se expressar, e não a estéril busca pela "verdade".
* Iluminismo se desenvolveu no contexto de um processo de perda de centralidade da religião.Religião, Filosofia e "cultura literária" são, para Rorty, três formas distintas — e sucessivas — de vida intelectual.
* Expressões como "escolher", "decidir", "se livrar de" ocupam o lugar de explicações que possam dar conta de uma reconstrução racional — ainda que comprometida pela visão em retrospecto — da história da filosofia.
* Rorty parece escolher o caminho menos interessante que suacrítica às tentativas de cientifização da filosofia abre a análise filosófica, ainda que liberada das pressões positivistas parecesse bastar a si mesma.
* Nas palavras do próprio Habermas, o pragmatismo de Rorty e a proposta de uma abordagem pragmático-transcendental seriam menos posições filosóficas incompatíveis do que versões complementares da "virada linguística".

Heidegger - O Fim da...
tracking img