Barretos desenvolvimento economico 2011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CIDADE – BARRETOS:

Barretos possui área territorial de 1.564km², uma das maiores do estado de São Paulo, a agricultura, comércio e prestação de serviço são a base de sua economia, na indústria laticínios, confecções, borracha, calçados, curtume, cutelaria, sucos cítricos e artefatos em geral além dos frigoríficos JBS-Friboi, Minerva e Dawn Farms, importantes na industrialização de carnetanto para o mercado interno quanto externo. A cultura da cana de açúcar já predomina com 44%, vem ganhando espaço do plantio de laranja 32%, soja 7%, pastagem 6%, a borracha embora não expressivo na produção, é destaque na produção estadual, justificado pela extensão do município.. Atualmente seis grandes usinas estão instaladas na região, são elas Guarany, São José, Colorado, Mandú, Continental edestilaria Guaíra, se considerar um raio de 60 Km outras importantes como Severina e Morro Agudo. Barretos ainda abriga dois distritos industriais onde estão instaladas empresas de pequeno e médio porte Barretos é sede da 13ª Região Administrativa do Estado, com 19 municípios, a norte do Estado de São Paulo, limita-se com o Município de Colômbia ao norte, ao sul com os Municípios de Colina,Jaborandi e Severínia, a leste com Guaíra e Morro Agudo e a oeste com os Municípios de Guaraci e Olímpia. Possui dois distritos, Alberto Moreira e Ibitú.

População de 112 mil habitantes, cercada por grandes rodovias, próxima da hidrovia Tietê Paraná, a rede ferroviária corta o município até o porto de Santos, sítio aeroportuário estratégico, e tem disponibilidade de área para ampliação, para carga eporto intermodal.

Atualmente é referência nacional no tratamento de câncer, conta um hospital de administração modelo, alta qualidade em atendimento, equipamentos e capacitação profissional. O ensino superior também é destaque, o centro universitário da Fundação Educacional foi criada 1964, com vinte e três curso de graduação, além de pós graduação em mestrados, doutorados e especializações ,destaca pela qualidade de ensino. Recentemente foi implantado um modal ferroviário de cargas, pelo consórcio FerrobanCoopercitrus, trazendo novas perspectivas de exportação ao setor agrícola, com menores custos de transportes e maior eficiência, preste a ser inaugurada a Faculdade de Medicina – Hospital do Câncer, devidamente construída e equipada. Barretos, desde dezembro de 2009, passou a integrarao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, uma área de mais de 1milhão de m², abrigará instituições de ensino e pesquisa, laboratórios, empresas incubadoras, voltado para o setor de desenvolvimento de pesquisa e tecnologia do agronegócio. Barretos tem importância cada vez maior como centro de eventos e de negócios do interior paulista, conhecida com “Capital Nacional de Rodeio”, atualmente vivea expectativa da implantação do aeroporto alfandegado internacional de cargas, uma política para aproveitamento a infra-estrutura aeroportuária existente, alem de grandes investimentos em hotelaria e exploração das águas termais.

A região é altamente atrativa, propícia a grandes eventos e feiras, destaca-se o bom clima o ano todo, o parque do peão é atrativo internacional no mundo country. A região de Barretos registrou um crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) de 10,1% no terceiro trimestre do ano passado. Neste período, o PIB do estado de São Paulo teve elevação de 5,5%. O bom desempenho da economia da região de Barretos – quase o dobro do resultado estadual – consta do Indicador de Movimentação Econômica Regional (IME-R). De acordo com o estudo realizado pela FundaçãoInstituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), desenvolvido em parceria com o Sebrae-SP em Barretos e a Associação Comercial da cidade (ACIB), o valor do IME-R foi de R$ 8,67 bilhões (ante R$ 7,87 bilhões no mesmo período de 2007). Com isso, a região manteve-se na 18a posição no estado em termos de valor do IME-R estimado, quando consideradas as 26 regiões analisadas. Por setores, o resultado do PIB foi...
tracking img