Pan express

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 02 – Comunicação Empresarial
Decilene Mendes
O que é Comunicação?
A palavra comunicar vem do latim comunicare = “pôr em comum”, tornar comum. Em sentido prático, comunicar é transmitiridéias e informações com o principal objetivo de promover o entendimento entre os indivíduos. Para que ela se realize, é necessária a utilização de um código comum previamente estabelecido.
Acomunicação pode ser definida como um processo de inter-relação entre os homens, caracterizado pelo emprego de signos ou símbolos organizados em mensagens. Este processo, inicialmente, exige trêselementos, a saber: emissor, receptor e mensagem. Faltando qualquer um desses elementos, a comunicação não acontece.
O processo da comunicação
A mecânica do processo pode ser esquematizada da seguintemaneira:   
1 - O emissor codifica e envia a mensagem.
2 - O receptor a decodifica, isto é , a interpreta.
3 - Se não houver interferência (ruído), a comunicação se estabelece.


A mensagem e suainterpretação


A mensagem é o objeto e a finalidade da comunicação humana. Toda mensagem possui um significado e carrega propriedades de percepção comuns ao emissor e receptor.
Outro elementoimportante é a interpretação. Na verdade, ela é a chave de toda comunicação. Dela é que vai depender a dedução e a compreensão da mensagem.
Se ela não é interpretada, compreendida e assimilada, não hácomunicação.
O meio ou canal
O meio pode facilitar ou dificultar a interpretação. Entretanto, é o conteúdo da mensagem que vai indicar ao transmissor o meio a ser escolhido. A mensagem, para sercompreendida, deve sempre harmonizar-se com os requisitos de clareza, rapidez e disponibilidade dos meios.
O repertório de signos e sua percepção
Cada pessoa possui seu próprio repertório designos ou símbolos. Os signos normalmente são estabelecidos pelo próprio homem. Entre eles temos os sinais, como por exemplo os códigos de trânsito, os signos verbais incluídos na fala, e os não verbais...
tracking img