Resumo - o deserto dos tartaros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Deserto dos tártaros – Dino Buzzati

O livro descreve os anos que o recém oficial, Giovanni Drogo, ainda jovem, cheio de sonhos e com esperanças de aproveitar a vida, é mandado servir o ForteBastiani, fazendo parte do corpo de oficiais responsáveis cuja missão é barrar uma possível invasão dos inimigos através de uma região completamente desabitada que se situa adiante do forte, chamada de“deserto dos tártaros”, por ser uma região de terra seca e feita de pedras. Vez ou outra se vêem coisas por ali, sombras e objetos que mudam de lugar. Por isso a tropa deve estar sempre pronta para sedefender de uma possível invasão.
Por mais que todos os companheiros o alertassem que uma guerra lá talvez nunca acontecesse, Giovanni Drogo crê que essa oportunidade seja a primeira etapa de umacarreira gloriosa. Temeroso de assumir uma imagem desfavorável diante de seus superiores, o jovem tenente decide ficar temporariamente no forte, em vez de partir imediatamente dali. Ele tinha esperançasde enfrentar o exército inimigo e tornar-se herói junto com os companheiros.
Porém, a má impressão que tem ao chegar ao isolado forte o abala. Ele não se vê satisfeito, mas tem como certo apossibilidade de sair de lá em pouco tempo, o que não acontece.
A vida no forte era monótona, todos os dias pareciam iguais, os soldados andavam de um lado para o outro fazendo a ronda, as refeições eramservidas no mesmo horário, jogavam partidas de baralho depois do jantar.
Drogo vê, aos poucos, seus sonhos serem minados numa rotina angustiante, alimentada pela ilusão de que um dia a batalha aconteça,quando os inimigos finalmente surgirem do deserto. A espera pelo inimigo transforma-se na espera por uma razão de viver, na renúncia da juventude e na mistura de fantasia e realidade.
Após muitosanos, Drogo fica doente e é forçado a deixar o Forte Bastiani, voltando para a cidade, sem nem ao menos presenciar uma batalha, mostrando que sua espera foi inútil e só o fez perder o tempo que...
tracking img