Escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro nos traz a história de Jacob Jankowski, um velhinho de 93 anos que através de suas memórias nos apresenta sua vida no Circo dos Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária empolgado com o futuro que sua vida tinha a oferecer: o fim dos estudos, o início de uma clínica com seu pai, sua iniciação sexual com uma colega de classe. Mas tudochega ao fim quando o reitor da faculdade interrompe sua avaliação de conclusão do curso e lhe revela uma bomba: seus pais haviam sofrido um acidente de carro e falecido. Desorientado e muito triste, ele descobre mais uma péssima notícia: todo o dinheiro da família, assim como a casa onde vivia com seus pais, havia sido hipotecado para financiar seus estudos e agora passaria para as mãos do banco.Sem destino, ele foge de sua cidade, entrando no vagão de um trem qualquer, sem saber que estava iniciando ali a maior aventura de sua vida.
Jacob Jankowski, é um velhinho de 93 anos cheio de mau humor e teimosia que através de suas memórias nos apresenta sua vida no Circo dos Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária empolgado com o futuroque sua vida tinha a oferecer: o fim dos estudos, o início de uma clínica com seu pai, sua iniciação sexual com uma colega de classe. Mas tudo chega ao fim quando o reitor da faculdade interrompe sua avaliação de conclusão do curso e lhe revela uma bomba: seus pais haviam sofrido um acidente de carro e falecido. Desorientado e muito triste, ele descobre mais uma péssima notícia: todo o dinheiro dafamília, assim como a casa onde vivia com seus pais, havia sido hipotecado para financiar seus estudos e agora passaria para as mãos do banco. Sem destino, ele foge de sua cidade, entrando no vagão de um trem qualquer, sem saber que estava iniciando ali a maior aventura de sua vida. Tudo que lhe vinha à mente em meio a cochilos realmente aconteceu e que ele posteriormente construiu uma família comsua amada Marlena, uma bela jovem que apresentava um dos principais números do circo, ao lado de seus adorados cavalos. Quando o dono do circo August percebe que pode ir a falência qu666635 5z\

Revoltado com a velhice, Jacob nos brinda com as melhores reflexões sobre o que é ficar velho e ter que conviver com um corpo debilitado. Esse tema, que aparece muito ocasionalmente em best sellers,funcionou para mim como um grande atrativo. A cena onde Jacob se olha no espelho e praticamente não se reconhece é tocante não apenas no plano da aparência, do visual, mas também no sentido psicológico. Se a antiga afirmação de que um mesmo homem nunca entra duas vezes em um mesmo rio já nos diz algo a nível imediato, imagine o mesmo acontecendo ao longo de 70 anos! A questão é que o jovem desiludidoe desesperado que entra no vagão de um trem é o mesmo homem que se encontra triste e solitário em um asilo, esperando a visita de um dos cinco filhos ou quaisquer outros parentes para levá-lo ao novo circo que chegou à cidade. É como se ele houvesse preservado a mesma mente ágil e inquieta de sua juventude, mas ela estivesse presa a um corpo que não funciona da mesma maneira, o frustrandoimensamente.
A autora Sara Gruen constrói sua história nos encalços do gênero fantástico clássico, onde a apresentação do narrador nos leva a desconfiar se tudo aquilo que nos é contado realmente aconteceu. Seriam aquelas cenas apenas sonho ou realidade? Passamos a desconfiar das memórias do rabugento velhinho, até que seus atos provam que tudo que lhe vinha à mente em meio a cochilos realmente aconteceue que ele posteriormente construiu uma família com sua amada Marlena, uma bela jovem que apresentava um dos principais números do circo, ao lado de seus adorados cavalos.
O foco do livro não é romance entre Marlena e Jacob, no entanto. As descobertas de Jacob e seu envolvimento com o mundo do circo, assim como a amizade entre os funcionários do circo, são temas muito mais desenvolvidos em...
tracking img