Resumo - o clima como fator modificante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O ambiente físico é determinante para as formas de uma construção. A orientação, a estrutura, a forma da planta, os materiais e a mudança de casa emépocas diferentes são soluções climáticas.
Uma análise histórica do tema mostrará que os construtores primitivos eram habilidosos, dado que resolviam questões doconforto ambiental com pouca tecnologia.
A escala climática avalia a necessidade de um abrigo. Os construtores têm um conhecimento detalhado das características emateriais do microclima local.
As variáveis climáticas que afetam o conforto humano são a temperatura, a umidade, o vento, a chuva e a radiação, que operamjuntas no conforto. Em climas quentes e secos, há grandes variações térmicas, portanto é necessário usar materiais com alta capacidade térmica e manter o mínimo desuperfícies expostas com poucas aberturas, além de utilizar vegetação e água para aumentar a umidade. Em climas quentes e úmidos, há pouca variação térmica com baixacapacidade térmica, portanto os edifícios devem conter aberturas e poucas paredes, além de possuir uma boa ventilação para que o corpo perca o calor perante a alta umidade.Com relação às chuvas, é preciso reter a água e protegê-la da evaporação em zonas áridas e haver beirais para permitir que as janelas fiquem abertas enquanto chove emzonas de calor úmido. Com relação à radiação, em zonas de calor seco ela deve ser evitada a partir do uso de persianas, materiais escuros, grandes beirais, poucasaberturas e galerias amplas. Já zonas de temperaturas frias, a luz e a radiação são desejáveis apesar de que as aberturas podem criar problemas de frio e perda de calor.
tracking img