Fichamento do capítulo 4: El Clima como factor modificante

649 palavras 3 páginas
Fichamento do Capítulo 4, "El Clima como factor modificante" (O clima como fator modificante), do livro "Arquitectura y Clima: Manual de Diseño Bioclimático para Arquitectos".

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Disciplina:Conforto Ambiental I

1.Bibliografia: OLGYAY, V. Arquitectura y Clima: Manual de Diseño Bioclimático para Arquitectos. Editora Gustavo Gilli, Barcelona, 1998.

2. Palavras chave: Clima; Solução; Conforto; Adaptação e Natureza

3. Resumo: O clima é fator decisivo na geração das formas e desenhos das construções, que não podendo dominar a natureza o homem necessita adaptá-la à sua arquitetura. Importante destacar a capacidade e a destreza com que o homem primitivo teve em solucionar os 'problemas' climáticos impostos pela natureza, selecionando materiais, adaptando-se do próprio entorno afim de gerar um maior conforto à sua vivência, ressaltando a sua limitação em respeito de tecnologia e materiais. Notamos um grande número de soluções encontrados na arquitetura vernacular e primitiva afim de se adapatar a natureza imposta sobre a região em particular. Em locais que apresentam características climáticas semelhantes, porém distantes entre si, apresentam conceitos de solução semelhantes mas a resolvem utilizando a forma diferentes, por influências de tribos, religiões e cultura. Como fatores climáticos temos a temperatura, podendo ser quente e seca, quente e umida ou fria, umidade, ventilação, precipitação (chuva) e radiação, luz.

4. Ideação: Como utilizar os fatores da natureza, climáticos, em favor da arquitura para atingir o máximo conforto, solucionando-os independente de sua técnologia .

5. Citações: "O principa aspecto a se estudar é a assombrosa destreza que os construtores primitivos e campestres em tratar os problemas climáticos e suas habilidades em usar recursos mínimos para obter o máximo de conforto." (pág 111) "..., sugere-se que

Relacionados