O clima como fator modificante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliografia:
Olgyay, Victor; Arquitectura y Clima; El Clima Como Factor Modificante; Manual de Diseño Bioclimático Para Arquitectos; Editora Gustavo Gili S.A; Barcelona, Spain, 2006.

Palavras-chave:
Clima, Temperatura, Conforto, Ventilação e Luminosidade.

Resumo:
O texto (O clima como fator modificante) explica as formas adotadas pelo homem para solucionar o problema com o clima. Ede que maneira isso pode influenciar no projeto da casa.
O autor faz citações de varias regiões para mostrar a maneira com que cada grupo de pessoas responde a um determinado clima na construção desuas habitações. E os diferentes materiais utilizados para solucionar ou amenizar as condições climáticas.
Durante o texto são consideradas cinco variáveis e suas respostas.
-Temperatura. Calorseco: as casas são construídas para evitar o sol, algumas são subterrâneas.
- Temperatura. Calor úmido: as casas são construídas com máxima ventilação e o mínimo de paredes.
- Temperatura. Calor frio:as casas são construídas com o intuito de deter a saída de calor.
- Umidade: onde a umidade é alta se utiliza a ventilação para que o corpo perda calor. Onde a umidade é baixa se utiliza da água eda vegetação para aumenta-la.
- Vento: quando faz frio seco o vento é indesejável, quando o calor é úmido o vento é essencial. Exemplos são as casa de iglus
- Chuva: em locais áridos se retém a chuvae protege da evaporação, algumas casas são construídas em cima de cisternas. Em calor úmido as grandes janelas para ventilação se tornam o principal modificador do clima.
- Radiação e Luz: em zonasde calor seco algumas casas tem pouca aberturas para não entrar o excesso de luz, nas zonas frias as radiações são desejáveis.

Citações:
“o clima é, no entanto, um aspecto importante das forçasque geram formas e tem grandes efeitos sobre os caminhos que os homens querem criar para si mesmo”. (p.111).
“a habitação, nestes termos, é uma embarcação cujo principal objetivo é salvaguarda e...
tracking img