Resumo e resenha da obra de são bernardo de graciliano ramos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Obra de Graciliano Ramos “ São Bernardo”, escrita em 1934.
Resumo da Obra:
Narrada em primeira pessoa, por Paulo Honório, o protagonista da Historia. Conta ele, no decorrer da obra, que desde a sua infância trabalhou para seu próprio sustento no cabo de uma enxada. Não conta muito de seus pais, segundo ele pouco sabia. Abandonado pelo pai, criado por uma negra, a doceira Margarida.Quando adulto se envolveu em uma briga por causa de um namorico e esfaqueou um homem, chamado Fagundes, por tal crime foi preso, depois de liberado, emprestando dinheiro a juros, negociando no sertão, passando fome e sede, Paulo Honório acumula algum capital e com ele volta à sua terra, município de Viçosa, Alagoas. Aí ficava a fazenda São Bernardo, cujo novo dono, Luis Padilha - filho dofalecido patrão de Paulo, Salustiano Padilha -  é beberrão, mulherengo e incompetente.Por São Bernardo, qual tinha grande ambição.Desejava ser o dono. Sendo assim começou a procurar uma maneira de realizar seu desejo.Se aproximou de Luis, com propósito calculado de tirar-lhe a propriedade. Consegue ter êxito fazendo-se seu amigo, emprestando-lhe dinheiro, dando-lhe maus conselhos sobre o cultivo dafazenda. Quando vence a ultima letra que Padilha  devia a Paulo, dirige-se  a São Bernardo e praticamente rouba a propriedade de Padilha, que, arruinado, acaba por vendê-la a preço irrisório.
Com violência e determinação, Paulo Honório, começa a reconstruir a fazenda. Através do Capanga Casemiro Lopes, assassina o velho Mendonça, da propriedade vizinha. Invade os domínios vizinhos, compramaquinas, empresta dinheiro de bancos, comete grandes e pequenas violências, ganha causas no fórum graças a trapaças de João Nogueira, o advogado que o protegia. Além do capanga e do advogado, Paulo Honório contava com o jornalista Gondim, com o Padre Silvestre e com os políticos da terra, que manejava de acordo com os seus interesses, a fim de vencer.
Paulo Honório, se tornou-se um homem muitorespeitado e importante no local, embora recebesse criticas por alguns por causa de sua ganância.
Fez bem feitorias ao local, mandou construir, estradas, igreja, escola, onde convidou para lecionar Luiz Padilha. Recebeu ate a visita do Governador do Estado.
Seu próximo desejo era casar-se e deixar um herdeiro de sua propriedade.
Tinha interesse por Dona Marcela, filha do JuizDr. Magalhães. Mas desistiu no mesmo instante em que foi lhe pedir a mão em casamento, porque chegou e se deparou com muita gente no local. Ali naquele instante conhece uma jovem loira e bonita, acompanhada de uma senhora, Dona Glória. Impressionado, quer buscar informações sobre a jovem, mas desiste, temeroso de passar por ridículo. Algum tempo depois, contudo, ao retornar de uma viagem àcapital, encontra no trem, por acaso, a mesma dona Glória e fica sabendo que a jovem, sua sobrinha, é professora primária em Viçosa e se chama Madalena. Ao descerem na estação, Madalena está à espera da tia. Um tanto sem jeito, Paulo Honório as convida para passarem uns dias na fazenda. Madalena recusa e Paulo Honório despede-se.
No íntimo, seu desejo de casamento com Madalena vai amadurecendo.Pretextando que Luís Padilha não servia mais para professor em virtude de suas idéias políticas, convida Madalena para ser professora em São Bernardo. Em vista da recusa, Paulo Honório confessa que o motivo do convite era, na realidade, outro e declara sua disposição de casar com ela. Apesar de não se surpreender, Madalena mostra-se indecisa durante algum tempo, mas, afinal, aceita a proposta e ocasamento realiza-se em seguida na capela da fazenda, onde Dona Glória também passa a residir. Passado alguns dias, as divergências entre o casal começam a aparecer devido, principalmente, às idéias sociais avançadas de Madalena em relação aos empregados, para os quais deseja melhor tratamento e salários mais altos. Apesar dos esforços de ambos para conviverem pacificamente, as discussões se...
tracking img