Modelo geomorfologico de rondonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO GEOMORFOLÓGICO DO ESTADO DE RONDONIA


1 INTRODUÇÃO
O Estado de Rondônia, desde a década de 70, estudos geomorfológicos vêm sendo efetuados por instituições de pesquisa, como a CPRM e o RADAMBRASIL, produzindo documentos temáticos parciais. Com a realização do Zoneamento Sócioeconômico-Ecológico de Rondônia, desenvolvido nos últimos anos da década de 90, e pelo ZoneamentoEcológico-Economico Brasil-Bolívia, foram elaborados os primeiros mapas integrados do Estado, baseados principalmente numa adequação metodológica do Sistema ITC (Van Zuidam, 1985). Nesses estudos estão incluídos ainda conceitos aplicados por Latrubesse ET aí. (1998) visando ajustar os estudos às particularidades do meio físico regional, mormente nas regiões alagadiças do Vale do Guaporé e nas faixas fluviaisdos principais rios da região. Este mapeamento procurou apresentar as formas de relevo através de uma classificação que favorecesse o reconhecimento das formas por meio de suas características morfológicas e morfométricas. Na elaboração do mapa geomorfológico, foram consideradas duas grandes categorias de unidades, associadas à degradação e a agradação.
Por outro lado, a escala é um parâmetrodinâmico, que condiciona a interpretação dos distintos elementos geomorfológicos, embora a classificação das formas continue a ser a mesma, independente da escala. Assim, uma planície fluvial pode ter diferentes dimensões em função do rio que a gerou, mas sua classificação continuará a ser a mesma, entretanto os possíveis meandros poderão ser mapeados ou não conforme o nível de interpretaçãoestabelecido.
Alguns sistemas são compostos por vários elementos interatuantes, constituindo áreas complexas com agrupamentos de geoformas de diferentes origens, tornando necessário muitas vezes associar unidades para o mapeamento como, por exemplo, sistemas fluviais associados com sistemas de áreas pantanosas.
Quando olhamos o mapa acompanhamos a legenda e percebemos que nosso estado apresenta baixasaltitudes, quase dois terço do estado se situam entre 90 a 300 metros de altitude.
2 DESENVOLVIMENTO

Aspectos Geomorfológicos
O Relevo
A área compreendida pelo Estado de Rondônia apresenta certos contrastes de configuração que podem ser agrupados em quatro partes distintas:
a) Planície Amazônica;
b) Encosta setentrional do Planalto Brasileiro;
c) Chapada do Parecis;
d) Vale doGuaporé-Mamoré.
a) PLANÍCIE AMAZÔNICA
A planície Amazônica, dentro do Estado, estende-se desde o extremo Norte nos limites com o Estado do Amazonas e se prolonga nas direções Sul-Sudeste até encontrar as primeiras ramificações das chapadas dos Parecis e Encosta Setentrional. Domina as terras de forma planas planície terciária (terra firme). Cuja altitude média é de 90 a 200 metros acima do níveldo mar. Sua constituição morfológica é de sedimentos areno-argiloso em sua parte superficial e da natureza argilosa a certa profundidade.
Terrenos sedimentares da idade pliocênica, modelam a planície, encontrando-se nas várzeas, áreas de acumulação constituídas por terrenos recentes correspondentes ao Holocênico.
Os médios e baixos cursos do rio Madeira e seus afluentes se encaixam nesta área,adaptando-se as várias direções em decorrência do surgimento de falhas e fraturas do terreno. Nos baixos cursos, os rios formam extensas planícies de inundações e nas áreas de formações tabulares, descrevem caprichosos meandros, enquanto nos terrenos da Formação Barreiras argilo - ferruginoso, agem dissecando-os, formando barrancos de 5 a 10 metros de altura, nos quais infiltram suas águasprovocando desabamentos (fenômeno das terras caídas) e processos de respectivo desmonte e transporte de material em suspensão na corrente líquida.
Os seus médios cursos ao atravessarem os terrenos pré-cambrianos atingem o substrato rochoso originando corredeiras, lajeados e cachoeiras.
b) ENCOSTA SETENTRIONAL DO PLANALTO BRASILEIRO
Este acidente do relevo do Estado é correspondente a uma faixa...
tracking img