Resumo a era dos extremos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RUMO AO MILÊNIO

Ao findar o terceiro milênio em meio à globalização e aos problemas que a cercavam, ninguém encontrava respostas para este final de século conturbado, nem mesmo das grandes potencias. Após 1989 os EUA tornou-se a única potencia de verdade já que a Rússia perdera com o fim do comunismo o status de potência, países como Inglaterra e França mantiveram como potências regionais,Alemanha e Japão se impuseram economicamente como grandes. Em meio a tudo isto nasce a União Europeia, embora o século xx tenha sido um século de guerras mundiais e locais com cenários de destruição horríveis, felizmente o pior de todos pode ser evitado, o holocausto nuclear, contudo isto não evitou que as guerras acabassem na década de 80, ocorreram às guerras das Malvinas (1983) e a Irã-Iraqueconfrontos na Ásia e África na, Iugoslávia, e no Afeganistão muitos desses confrontos na verdade não podemos classificar com uma guerra. O fato de países como os Escandinavos e a UE estarem nestas zonas de guerra, não quer dizer que estavam inocentes, e aos problemas por elas causados.
O que ocorreu foi que pequenos grupos políticos ou dissidentes podiam causar destruição e levar terror, através deatentados como o IRA na Grã-Bretanha e a tentativa de explosão ao WTC em 1993. Não havia mais a necessidade de usar de grandes armamentos para causar assassinatos ou destruição em massa. E ate armas nucleares podia ser adaptadas para o uso de um pequeno grupo. A Inglaterra gastou cerca de 3 bilhões de libras por ano, para manter um exercito bem armado na Islândia do Norte para combater algumascentenas de militares católicos e protestantes em conflito. O que se aplicava a grandes conflitos se aplicava agora em pequenos conflitos internos. Guerras como a da Bósnia e da Somália pareciam que se tornariam causas para um conflito internacional, o fundamentalismo Islâmico contra o ocidente suas influências no seu modo de vida eram causas deste final do século xx por outro lado o ocidente seprecavia contra a invasão dos pobres do terceiro mundo em busca de emprego. E mesmo os EUA se deponha fortemente a imigração. A guerra do golfo em 1991 mostrou nitidamente os países do ocidente eram mais fortes que os do oriente (EUA- Iraque) ainda que alguns destes países possuíssem armamentos nucleares, contudo ficou claro nesta metade do século xx que o primeiro mundo podia vencer as batalhas, masnão as guerras contra o terceiro mundo.
As guerras na Bósnia, Somália e a revolta no Haiti, comandado por um general local, que se recusava a deixar retornar um presidente eleito e apoiado pelos EUA provou a estes países que embora tenham grande poderio político- militar, não podem controlar a todos. O breve século XX foi à era das guerras religiosas, surgidas ainda no século XIX, nas ideologiasseculares do socialismo e nacionalismo, cujas personalidades principais eram veneradas como Deuses, assim como ocorre com as religiões tradicionais, a capacidade destas ideologias em mobilizar as pessoas esta na crença de que elas podem dar soluções aos problemas de um mundo em crise. O fracasso do regime Soviético ocorreu por causa do gigantismo de estado, que a tudo dominava, eliminando assim ainiciativa privada e a competitividade, dai o fracasso, não somente de modelo comunista russo, mas também das outras formas de socialismo marxista, surgida após a década de 1890, o nosso liberalismo mostrou-se tão desastroso quando ao socialismo. Sua sobrevivência serviu apenas para criticar ao modelo socialista, contrario ao mercado competitivo. O governo de Margareth Thatcher na Grã-Bretanhafoi o expoente deste modelo econômico, que embora elegante e pouco tivesse a ver com a realidade. Com o fracasso do modelo Soviético, os capitalistas firmaram ainda mais suas convicções aos socialistas, no entanto assuntos humanos e econômicos não podiam ser deixados para decisões de mercado. Apesar de este debate fazer parte da Guerra Fria do século XX, hoje para alguns ele é visto como uma...
tracking img