Resumo a arte a guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte da Guerra
(Autor Sun Tzu)

Introdução
Pouco se sabe sobre o General Sun Tzu, mas segundo alguns historiadores ele foi súdito do Rei de Wu, um grande conhecedor das estratégias militares e acumulou muitas vitórias nas batalhas.
Neste livro o autor expôs a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação, que são abordados em cada um dos treze capítulos que formam esseexemplar.
Este livro nos mostra muito além de uma guerra mostra quais são os princípios de uma guerra, e que sempre devera existir uma estratégia “a arte de estratégia” citada no livro.
Mostra que o auge da excelência e atacar os planos do inimigo, que se houver uma boa determinação e souber aplicar os elementos da arte da guerra que é “noção de espaço, a avaliação das quantidades, os cálculos,as comparações e as possibilidades de vitória” serão ótimos guerreiros.
Ensina-nos a como avaliar as capacidades de cada um ou entender as artes de convivências, que em um campo de batalha nada é em vão, nenhum passo nenhuma estratégia.
Que em uma guerra há necessidade de analisar os cinco fatores:
_ caminho: que mostra as idéias e objetivos dos povos,
_ clima: dia ou noite, sol ou chuva,calor ou frio,
_ terreno: as condições do campo de batalha,
_ comando: as virtudes do comandante,
_ doutrina: uma forma de comando de forma rígida.
A melhor forma de vencer o inimigo e o provocando, deixando ele cansado, criando atrito em sua tropa..
Uma guerra necessita de um excelente gerenciamento, verificando o que será necessário levar, tomar todas as precauções necessárias.
Antes deentrar em uma batalha é necessário refletir: “Conheço meu inimigo a ponto de derrotá-lo, conheço a mim mesmo, qual é o meu objetivo nesta batalha, meu exercito esta motivado, bem treinado, bem orientado”.
Para ser invencível depende do próprio guerreiro e dos erros de seu inimigo quando bem aproveitados. O próprio Sun Tzu disse: “Administrar um exercito grande é, em principio, igual a administrarum pequeno: é uma questão de organização”.
Mostra-nos que tudo o que dito neste livro se aplica hoje em uma administração de empresa, é necessário ter todas essas qualidades de um guerreiro. A arte da guerra se aplica a diversos setores da nossa vida seja profissional ou pessoal.

Resumo
Capítulo I- Análises e planos
Frase “Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada”
SunTzu descreve os cinco fatores que ajudam prever o resultado de uma guerra, dando ênfase ao planejamento.
São eles: Tão(Caminho), Clima,Terra,líder e métodos. Sem os quais um comandante está fadado ao fracasso.
Há momentos em que devem ser utilizados métodos onde passamos pra os nossos adversários impressões contrárias da realidade como, por exemplo: “Quando capaz finja não ser capaz”, essasestratégias são fundamentais para vencer uma guerra.
Capítulo II- Operação de Guerra
Frase “Na guerra preze pela vitória rápida e evite as operações prolongadas”
Sun Tzu expõe os prejuízos que podem ser causados quando as batalhas são longas, tais como: desgaste de armas e o entusiasmo enfraquecido. Sendo assim a melhor forma de tirar algum proveito de uma guerra é levá-la com maior agilidade ao seutérmino. È exposto também nesse capítulo a importância de se utilizar o tempo da melhor forma possível, já naquela época era possível identificar o seguinte ditado “Tempo é dinheiro”, uma vez que quando o exército era mantido longe de sua cidade, essa cidade acabava sendo enfraquecida financeiramente, pois os comércios próximos aos exércitos aumentavam seus preços. Podemos ver também nesse capituloa importância de recompensar as tropas já que o homem sempre age por estímulos.
Capítulo III- Preparando o Ataque
Frase “A melhor inteligência militar é atacar as estratégias dos inimigos, em seguida atacar suas alianças, depois atacar seus soldados em seu próprio campo”
O comandante antes de tomar a cidade inimiga deve tomar alguns cuidados:
- Conservar o domínio do país que serve
-...
tracking img