RESUMO (A ALTA IDADE MEDIA E A EDUCAÇÃO FEUDAL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: HISTORIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA:RESUMO
(A ALTA IDADE MEDIA E A EDUCAÇÃO FEUDAL)




ALUNA:PICOS-PI
A ALTA IDADE MEDIA E A EDUCAÇÃO FEUDAL

1. A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE FEUDALA longa época da Idade Media caracteriza-se por uma nova organização da sociedade, que se estrutura em torno do feudo. O feudo é uma unidade territorial, governada por um senhor que age dentrodele como fonte de direito. A economia do feudo é de subsistência. A cultura desenvolve-se somente no castelo do feudatário ou nas igrejas, também se caracteriza por poucos intercâmbios e é todadevotada a Fe crista, aos seus dogmas, aos seus mitos. A sociedade feudal é, portanto, uma sociedade fixa, com escassa mobilidade social e pouca reciprocidade; é uma sociedade de ordens, em que os homensse acham estavelmente colocados e tem um papel social bem determinado. No vértice estão os bellatores (os guerreiros) e os oratores (os clérigos), embaixo estão os laboratores (camponeses, artesões, ouseja, o povo).
Foram as invasões que determinaram o nascimento da economia feudal. Outro fator decisivo para o nascimento do feudalismo foi o despovoamento das cidades e o deslocamento do centroda vida social para o campo. A sociedade e o homem medieval são o produto da mentalidade cristã, que concentra toda a vida além-túmulo.
Mas a sociedade feudal tem na sua base, novos vínculos entrehomem e homem, não mais ligados à polis ou à civitas nem tampouco `a communitas christiana, mas sim a “elos de sangue” que fundam a “linguagem” e consolidam relações de parentesco como primários e...
tracking img