thatinha

1699 palavras 7 páginas
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLETINDO SOBRE A
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE
Thais Messias MORAES; Humberto Luís de Deus INÁCIO
Faculdade de Educação Física/UFG - thaismemo@gmail.com

Palavras-chave: Educação Física, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Educação
Física Escolar.
JUSTIFICATIVA
Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, social, de níveis diagnóstico e propositivo, objetivando obter novos conhecimentos da relação entre a
Educação Física, Educação Ambiental e o Meio Ambiente.
Justifica-se pelo momento histórico de estabelecimento de um novo campo de atuação profissional, bem como a Educação Ambiental e pelo surgimento e disseminação de uma modalidade de prática corporal, conhecida como esporte de aventura ou esporte ecológico. Este fenômeno de oferta e busca de atividades que tenham o meio natural como cenário, constitui novos temas para a formação e novos conteúdos para a atuação docente.
A opção por práticas corporais realizadas no meio natural, além de proporcionar o contato dos educandos com experiências corporais diferenciadas das práticas reprodutivistas, também aproximam os conteúdos da Educação Física aos princípios e valores da Educação Ambiental, pois possibilitam o debate sobre as representações da relação do ser humano com o meio ambiente, favorecendo a conscientização do educando acerca dos problemas ambientais e a necessidade de enfrentamento dos mesmos. A Educação Ambiental é um processo de construção da relação humana com o ambiente onde os princípios da responsabilidade, da autonomia, da democracia, entre outros, estão sempre presentes.
Dessa forma, a Educação Ambiental busca, em sua ação humanizadora, a construção de uma prática social e uma ética ambiental que redefinam as relações dos homens com o ambiente em que vivem (TOZONI-REIS, 2003, apud ALVIM, 2009, p. 57).

Nessa linha, percebemos a necessidade uma educação voltada às questões socioambientais, uma educação que leve à

Relacionados