Resumo tomografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Os tomógrafos são equipamentos que combinam o uso de um computador digital a um dispositivo de radiografia giratório para criar imagens seccionais transversais detalhadas de diferentes órgãos e partes do corpo. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta de protocolo para gerenciamento da manutenção de um tomógrafo. Para isso, é preciso um protocolo de testesquantitativos de constância. E para isso, necessita-se realizar testes de aceitação periódicos para poder auxiliar na manutenção corretiva, por isso, alguns instrumentos de teste são necessários. A partir da realização do presente trabalho, foi possível apresentar uma proposta de protocolo de gerenciamento da manutenção de um tomógrafo em um hospital público. Com isso, apresentou-se uma série de testesquantitativos de constância que precisam ser realizados para o bom funcionamento do aparelho, que é de vital importância em muitos estabelecimentos de saúde.

Palavras-chave: Tomografia computadorizada, gerenciamento, protocolo.
Área do Conhecimento: III - Engenharias

Introdução

Os tomógrafos são equipamentos que combinam o uso de um computador digital a um dispositivo de radiografiagiratório para criar imagens seccionais transversais detalhadas de diferentes órgãos e partes do corpo. A principal vantagem do sistema de tomografia sobre a radiologia convencional é a capacidade de fornecer contraste em tecidos moles e gerar visões na direção de propagação do feixe de raios x [1].
O princípio básico da tomografia axial computadorizada (tomografia multidirecional) é a reconstruçãode uma fatia axial (slice), sem sobreposição de informação, através de múltiplas radiografias planas tomadas ao redor da periferia do paciente. O processo pelo qual se recupera a informação de uma fatia axial através de várias radiografias é conhecido como reconstrução, o que exige que sejam feitas exposições em vários ângulos para reconstruir a informação de uma seção transaxial. Para tanto, otubo de raios X e o sistema de detecção de radiação são montados em uma estrutura circular móvel, com um “buraco” no centro, onde o paciente é colocado. Esse lugar é denominado gantry [2]. Usualmente o gantry descreve a estrutura que abriga o tubo de raios X, o sistema de detecção de radiação, colimadores e o circuito de rotação (figura 1). Em certos casos, o gantry também abriga um pequeno geradorde raios X de alta freqüência. Essa técnica foi chamada de Tomografia Computadorizada (TC) e foi criada por Godfrey Houndsfield e Allan Cormack em 1972, que receberam o prêmio Nobel de Medicina de 1979 por esse trabalho [3].

Figura 1: Esqueleto do pórtico
[pic]
O sinal de recepção dos raios x gerado pelos detectores é processado por um computador para formar as imagens em alta resolução ede aspecto espacial. O computador processa essas informações do detector e reconstrói uma imagem tri-dimensional do interior do corpo do paciente [3].
Na TC o feixe de raio x é colimado até dimensões de aproximadamente 2 a 10 mm, a dimensão de 10 mm é paralela ao eixo do corpo, o que corresponde à espessura do corte. A intensidade do feixe é monitorizada por pequenos detectores antes de entrarno corpo. Após atravessar o corpo, o feixe é detectado por cristais de cintilação, que também é colimado para receber os fotóns não absorvidos. A quantidade de intensidade transmitida é registrada e armazenada na memória do computador [4].
O tubo de raio x e o sistema detector são movimentados através do paciente fazendo 160 medições múltiplas durante a translação, ou seja, a armação giraatravés de 180 graus e um total de 28.800 medições são realizadas. A cada medida feita, um sinal eletrônico indica a intensidade de raio x que emerge do paciente no ponto em questão, enviando ao computador para armazenagem e processamento. A intensidade do raio x depende da atenuação do feixe que atravessa a região determinada. E a atenuação desta região depende da atenuação que ocorre em cada um...
tracking img