Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Indicação bibliográfica
PALACIOS, Annamaria da Rocha Jatobá. As múltiplas idades e os múltiplos usos: cultura, consumo e segmentação de público em anúncios de cosméticos. Comunicação, mídia econsumo. V.3, n.6 (março 2006). São Paulo: ESPM, 2006.
Resumo
Esta comunicação discute como se processam algumas transformações em hábitos de consumo feminino, diante da recente segmentação do produtocosmético, em atendimento a diversas faixas etárias desse público consumidor.

Introdução
O cosmético é caracterizado como um produto que trata superficialmente da pele a fim de embelezá-la.Atualmente, percebemos que o cosmético não só embeleza a pele, mas promete rejuvenescê-la, alterá-la, corrigi-la.
Convém assinalar que o destaque constante a estados de juventude/jovialidade constitui-se emum amplo referencial temático a nortear a construção de mensagens publicitárias de inúmeros outros produtos – sapatos, automóveis, peças de vestuários etc, - e não somente do cosmético.

Novos marcosbiológicos
Os públicos-alvos são segmentados de maneira a adequarem-se às diferentes concepções do cosmético. A segmentação em três faixas: mulheres jovens, maduras, idosas, por exemplo,constitui-se, em nosso entender, em uma tradicional classificação de seu público.
Por meio da observação de anúncios de cosméticos, publicados na década de 90, percebemos que o apelo à clássica divisão etáriafoi principalmente substituídos por cosméticos destinados a peles acnéicas, desidratadas, cansadas etc.
Uma nova mentalidade social que antecipa e institui outro marco biológico – da faixa dosquarenta para a dos vinte anos – a nortear os princípios de cuidados com o corpo, na cultura contemporânea.
Antes da segunda grande guerra, os conselhos de beleza e saúde costumavam dizer que a velhicechegava, impreterivelmente, aos quarenta anos. Tudo isso difere das definições de velhice posteriores aos anos 60, que não há mais idade para ficar velha, ou ainda que a velhice é apenas um estado de...
tracking img