Resumo texto a du pont

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Capítulo 4

Controlando a Firma Verticalmente Integrada:
A Du Pont Powder Company até 1914

UMA GRANDE ONDA DE INCORPORAÇÕES DE EMPRESAS,

No século XX, produziu gigantes e passaram a abranger várias das atividades antes conduzidas por companhias individuais: Fabricação, compras, transporte e distribuição, antes atividades isoladas de firmas independentes, tomaram-seintegradas na organização de múltiplas atividades. Tais firmas integradas desenvolveram-se por propiciarem novas oportunidades aos empresários de expansão de lucros, e velocidades de processamento sem precedentes. Os fabricantes necessitavam de comercialização agressiva.
O complexo sistema de transações internas, típico da firma de múltiplas atividades, favorecem para a incerteza do mercado. As maisbem-sucedidas das primeiras firmas de múltiplas atividades enfrentaram esse problema adotando o que se conhece hoje por forma organizacional unitária ou centralizada. A organização unitária decompõe as operações globais da firma em departamentos separados, cada qual com atividades altamente especializadas (por exemplo, distribuição, fabricação, transporte, finanças e compras). A estruturaunitária centralizada permitia aos gerentes de cada departamento se concentrarem no desempenho eficiente e efetivo de sua atividade especializada. Ao mesmo tempo, permitia à alta administração se concentrar na coordenação dos desempenhos dos vários departamentos da firma, formando uma unidade. As linhas de autoridade e responsabilidade cuidadosamente delineadas numa organização centralizada nãoasseguravam, por si sós, para os proprietários das firmas de múltiplas atividades, a obtenção dos ganhos esperados. Diferentes mecanismos possibilitam às organizações sociais alcançarem a harmonia necessária; eles incluem, por exemplo, modelos matemáticos centralmente projetados, sistemas de preços descentralizados. Nas firmas de múltiplas atividades da América do final do século XIX, um mecanismo popularera o sistema de contabilidade gerencial.
A contabilidade gerencial, nas firmas de múltiplas atividades, direcionou a atenção dos gerentes para além do rendimento de processos econômicos no nível de produção, e mesmo para além das sinergias obtidas coma ligação de múltiplas atividades. Pela primeira vez, a atenção dos gerentes voltou-se para a produtividade e para o desempenho do própriocapital.

FORMAÇÃO DA DU PONT POWDER COMPANY

A Du Pont Powder Company, era uma firma de explosivos fundada em 1903, era um exemplo do uso da contabilidade gerencial para avaliar oportunidades e obter o controle. A Powder Company foi fundada por três primos de Du Pont, Alfred, Coleman e Pierre que, tendo trabalhado na década de 1890 em firmas industriais e de transportes de única atividade,empregando técnicas administrativas modernas, estavam certos de que os métodos administrativos avançados podiam ser proveitosamente aplicados à velha firma familiar. Assim, os primos obtiveram o controle dos ativos da velha firma, tornando-se proprietários de uma nova companhia cujo valor apenas aumentaria se pudessem ganhar, com os ativos da antiga firma, mais do que os anteriores donos.

Como fim de avaliar e controlar a eficiência e rentabilidade de sua recém-adquirida companhia, os primos Du Pont desenvolveram de imediato uma nova estrutura administrativa. A distribuição aos consumidores estava, em grande parte, nas mãos de comerciantes atacadistas e gerais. Após 1903, os primos rescindiram quase todos os acordos comerciais , adquiriram numerosas firmas nas quais os Du Pontativessem uma participação parcial ou majoritária, e consolidaram suas operações numa empresa centralizada e departamentalizada. E então tornou-se uma empresa centralmente administrada, coordenando através de departamentos próprios a maioria das atividades de fabricação e distribuição antes mediadas pelo mercado, através de dezenas de firmas especializadas. Um sistema contábil centralizado facilitava...
tracking img