Resumo teoria comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Comportamental da Administração

Também conhecida como Teoria Behaviorista, trouxe nova concepção e novo enfoque para a teoria administrativa com a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. Continua dando ênfase às pessoas, mas dentro do contexto organizacional maisamplo.

Origens da Teoria Comportamental

1. Oposição obstinada e definitiva da Teoria das Relações Humanas em relação à Teoria Clássica, seguindo para a teoria Comportamental, tentando sintetizar a teoria da organização formal focada nas relações humanas.
2. Apesar de compartilhar alguns dos conceitos da Teoria das Relações Humanas, usando-os como inspiração, reformula-os e rejeita-lhes asconcepções românticas e ingênuas.
3. Crítica à Teoria Clássica e seus autores por sua rigidez e mecanicismo.
4. Incorporou-se a Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa.
5. Em 1947, surge o livro O Comportamento Administrativo de Herbert A. Simon, que marca o início da Teoria Comportamental e da Teoria das decisões.
6. No final da década de 1940 surge a TeoriaComportamental redefinida, reagrupando as abordagens das teorias anteriores, ampliando seus conceitos e diversificando sua natureza.

Novas Proposições sobre a Motivação Humana

Fundamentando-se no comportamento individual das pessoas, usando o estudo da motivação humana, a Teoria Comportamental explica o comportamento organizacional onde os autores entendem que para melhorar a qualidade de vidadentro das organizações, o administrador precisa conhecer as necessidades humanas, compreendendo-lhes o comportamento e usando-lhes a motivação.

Hierarquia das Necessidades de Maslow

As necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, obedecendo a uma hierarquia de importância e influencia. Representada por uma pirâmide, onde em sua base estão às necessidades mais baixas e no topoas mais elevadas.
1. Necessidades fisiológicas – É o nível mais baixo e o mais vital. Sobrevivência e preservação. Instintivas e inatas. Se uma delas não estiver satisfeita, domina a direção do comportamento.
2. Necessidades de segurança – No segundo nível das necessidades humanas, tem grande importância no comportamento humano porque funcionam como elementos organizadores quase exclusivos docomportamento.
3. Necessidades Sociais – Se as necessidades sociais não estão satisfeitas o indivíduo torna-se resistente, antagônico e hostil em relação aos demais que o cercam. O afeto é uma força motivadora muito importante.
4. Necessidades de Estima – Relacionadas a maneira como o individuo se vê e se avalia. A frustração dessas necessidades pode levar ao desânimo ou atividades compensatórias.5. Necessidade de autorrealização - No topo da hierarquia, são as mais elevadas. Relacionadas com a realização do próprio potencial e autodesenvolvimento contínuo.


Teoria dos dois fatores de Herzberg

Para explicar o comportamento humano em situações de trabalho, Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores que são independentes e não vinculadas.

1. Fatores Higiênicos – oufatores extrínsecos – Administradas e decididas pela empresa, fora do controle das pessoas. Esses fatores apenas evitam a insatisfação, mas não provocam satisfação. Também chamados fatores insatisficientes.
2. Fatores motivacionais – ou fatores intrínsecos – Relacionados com o conteúdo do cargo e a natureza das tarefas que a pessoa executa. Quando os fatores motivacionais são ótimos, provocam asatisfação nas pessoas, mas quando são precários, evitam a satisfação, por isso, são também chamados satisficientes.


Estilos de Administração

A administração das organizações em geral é condicionada pelos estilos com que os administradores dirigem o comportamento das pessoas. Cada teoria administrativa baseia-se em convicções sobre o modo que as pessoas se comportam dentro das organizações....
tracking img